Rafaela Cozar  – Formada em Contabilidade e tem um MBA em Finanças

Entenda o que são essas habilidades e como elas estão fazendo a diferença nas empresas

As soft skills vêm se tornando cada vez mais importantes no mercado de trabalho. O termo significa as habilidades comportamentais relacionadas a como as pessoas lidam umas com as outras ou consigo mesmas. Dentre elas, podem ser citadas a inteligência emocional, a resiliência e a organização. São, portanto, diferentes das hard skills, que se referem às habilidades técnicas de cada um.

Segundo pesquisa da consultora McKinsey, a estimativa é de que até 2030 o crescimento da demanda por habilidades emocionais seja de 26% nos Estados Unidos e de 22% na Europa e que hoje as capacidades de liderança e de gestão já se tornaram prioridade para a maioria das organizações.

Um levantamento da Forbes demonstrou que, em 2022, 45% de todos os empregos anunciados no LinkedIn Premium mencionavam a importância das habilidades de comunicação e que mais de 61% dos profissionais dizem que as soft skills no local de trabalho são tão importantes quanto as hard skills. Esses dados estão em crescimento desde a pandemia de covid-19, com a automatização de processos e com o trabalho remoto, que exigem menos conhecimentos técnicos e mais capacidade de se relacionar.

“As competências técnicas no mundo on-line em que vivemos são muito fáceis de adquirir. Temos cursos, vídeos, toda forma de aprendizado, principalmente no mundo online”, explica Rafaela Cozar, head de gestão e inovação na Roda Brasil Logística, transportadora que tem como foco organizacional o investimento em tecnologia e em gestão profissional. “Agora, o mesmo não acontece com as soft skills; elas precisam ser desenvolvidas de dentro para fora e dependem da maturidade e da vivência de cada indivíduo. Elas precisam ser buscadas e o profissional, acima de tudo, precisa querer desenvolvê-las”.

Para Rafaela, as habilidades que mais se destacam são resiliência, organização, gestão do tempo e capacidade de resolução de problemas. “Os desafios do dia a dia nos moldam como indivíduos e precisamos saber usar isso a nosso favor e aprendermos e sermos melhores com eles.

Assim, os desafios deixam de ser problemas e podem ser encarados como melhorias”, comenta. Mesmo que as soft skills não sejam adquiridas apenas com cursos e aprendizados, ainda assim é possível desenvolvê-las.

“É necessário fazer um exercício de autoconhecimento”, explica a head de gestão e inovação. “Na prática, temos que refletir sobre como agimos em situações do dia a dia e sobre como devemos agir se tivéssemos pensado na situação antes. Muitas vezes, as perguntas são mais importantes do que as respostas”.

E é responsabilidade das empresas ajudarem nesse desenvolvimento, também: “Conhecendo o colaborador, e sabendo onde pode chegar, podemos entregar novos desafios que vão permitir desenvolver essas competências”.

Uma vez desenvolvidas certas soft skills, é importante que os profissionais saibam demonstrar seus pontos fortes. “É por meio de situações e de desafios de seu trabalho que ele consegue demonstrar isso. Assim, sempre aconselho que guarde suas conquistas, anotando e colocando quais competências foram determinantes para alcançá-las. Isso trará clareza e ajudará na reflexão do que já está legal e do que ainda precisa ser trabalhado e servirá como material para poder compor seu perfil profissional, ajudando a crescer na carreira”, completa Rafaela.

                      O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?                 

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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