Aleksander Avalca –  Sócio e CEO da 4blue

Há quatro anos, a pandemia de COVID-19 abalou o mundo, afetando todos os aspectos da vida, incluindo a economia global. As consequências econômicas ainda são sentidas hoje, com impactos duradouros que podem ser observados até 2050.

Durante a crise, muitas empresas fecharam suas portas, levando ao aumento do desemprego. Em 2021, mais de 1,4 milhões de empresas foram fechadas, um recorde histórico para um único ano. A pandemia paralisou a economia, afetou o comércio global, fechou fronteiras, derrubou bolsas e colocou países em recessão.

A gestão empresarial, que envolve um conjunto de práticas, estratégias, métodos e processos utilizados para administrar e coordenar as operações em empresas, tornou-se crucial durante a pandemia. Infelizmente, muitas empresas falharam em sua gestão, focando excessivamente em vendas e negligenciando a análise financeira.

“No mundo dos negócios existe um antídoto universal contra crises que é a reserva financeira. Toda empresa precisa ter, pelo menos, 4 meses de gastos fixo sem caixa para poder lidar mais tranquilamente com situações de crise. Mas, ao contrário do que a maioria dos empresários pensa, não é vendendo mais que se constrói tal reserva, mas sim tendo uma boa gestão do dinheiro” Renan Kaminski, sócio da 4blue

A falta de gestão financeira adequada durante a crise levou a um ciclo vicioso de competição contínua, com empresas reduzindo cada vez mais os preços na tentativa de superar os concorrentes. Isso resultou em margens de lucro reduzidas e afetou a sustentabilidade financeira das empresas. Grandes empresas, como a Avianca e a Oi, declararam falência devido a dívidas substanciais acumuladas ao longo do tempo.

A estratégia de competição por preços baixos pode ser uma armadilha. Embora possa atrair clientes inicialmente, pode levar a uma guerra de preços prejudicial. Vender a qualquer custo pode colocar em risco a saúde financeira de uma empresa, especialmente se a empresa não tiver uma compreensão clara do custo de produção.

“Sempre ensinamos aos nossos clientes: o preço errado é o atestado de falência da sua empresa. Mesmo que você venda mais, se vender errado, essa conta não vai fechar” Aleksander Avalca, Sócio e CEO da 4blue

Uma visão macro na gestão empresarial é essencial. Ela permite que as empresas entendam o mercado em que estão inseridas e se adaptem estrategicamente às mudanças. Isso é especialmente importante em tempos de crise, quando as condições do mercado podem mudar rapidamente.

A pandemia de COVID-19 teve impactos econômicos significativos, levando ao fechamento de empresas e ao aumento do desemprego. A gestão empresarial eficaz é crucial para a sobrevivência de negócios durante tais crises.

“Nos esportes, se você pegar um atleta profissional ‘ruim’ contra um atleta amador ‘bom’, muito provavelmente o profissional vai vencer. E da mesma forma é nas empresas: os profissionais sempre vão vencer o jogo. Logo, sua gestão precisa ser profissional” Renan Kaminski, sócio da 4blue

A gestão empresarial sólida é essencial para a resiliência durante crises, como a pandemia. As empresas devem fortalecer sua gestão financeira e empresarial, adotando uma visão macro e estratégias abrangentes que vão além do aspecto financeiro. Isso inclui a compreensão do mercado e a adaptação estratégica, garantindo um futuro mais seguro para as empresas.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.

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