CEOs e lideranças executivas indicam livros que impactaram suas carreiras

Dia 23 de abril é celebrado o Dia Mundial do Livro e, para marcar a data, CEOs e executivos líderes de grandes empresas no Brasil indicam os livros que marcaram suas carreiras e foram importantes na construção de uma trajetória de sucesso das companhias que lideram e em suas vidas pessoais.

Indicações:

Boa Safra (SOJA3):

Marino Colpo – CEO

Livro indicado: Empresas Feitas para Vencer

Motivo: O livro “Empresas Feitas para Vencer” nos guia de maneira prática a pensar como tornar uma empresa excelente, acima dos padrões, e permanecer desta forma constantemente.  O caminho da construção à ruptura, apresentado pelo autor, desenha passos para tornar a empresa um exemplo fora da curva.

Um dos aspectos mais impactantes do livro foi a identificação de sete características fundamentais que distinguem as empresas “boas” das “excelentes”. Collins nos proporciona um roteiro claro de impulsionamento que foi importante para mim na trajetória de crescimento da Boa Safra, especialmente na criação do IPO e nos anos seguintes.

Outro conceito determinante para o sucesso apresentado por Collings que aplico na Boa Safra é a “liderança de nível 5”, composta por indivíduos humildes, determinados e com foco nos resultados. Essa abordagem inspirou a criação de um modelo de liderança distribuída na Boa Safra, onde o talento e a expertise são valorizados em todos os níveis da organização.

Indico a leitura para todos que desejam elevar seus resultados para além da média e se manterem relevantes em um mercado cada dia mais competitivo

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Farmax

Ronaldo Ribeiro – CEO da Farmax

Livro indicado: Torto Arado, de Itamar Vieira Junior.

Descrição do executivo: o livro é capaz de gerar um impacto na vida

Motivo: “É um livro que, na minha opinião, toda pessoa brasileira deveria ler. Ele traz a história de duas irmãs cujas trajetórias nos possibilitam aprendizados e discussões muito importantes sobre a construção da sociedade brasileira e sua consequente desigualdade. Um livro que nos transporta a séculos atrás e que nos mostra que o presente não é tão diferente assim. Entretanto, o presente, claro, é responsabilidade nossa”.

Livro indicado: Coragem para Liderar, de Brené Brown.

Motivo: O livro é capaz de gerar um impacto no conhecimento sobre gestão

Motivo: Traz a perspectiva de que o ato de liderar não tem a ver com cargo, status ou poder. E, sim, com o reconhecimento do potencial das outras pessoas, o propósito genuíno de construir um futuro melhor e a coragem de fazer isso acontecer. Um belo chamado para os tempos atuais.

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Afya

Virgílio Gibbon – CEO da Afya

Livro indicado: “Outlive: a arte e a ciência de viver mais e melhor”, de Peter Attia

Motivo: O autor, que é médico e cientista, aborda de forma ampla e prática questões sobre saúde física e mental e mergulha em temas como alimentação, atividade física, sono e estresse. O livro traz insights baseados em evidências científicas sobre como alcançar uma vida mais longa e plena, e que tento aplicar diariamente na minha vida. Para mim, saúde é prioridade número um para eu poder me dedicar a minha família e ter uma vida produtiva no trabalho. Como na Afya saúde e bem-estar está no centro da nossa estratégia, sempre recomendo esse livro aos nossos médicos, alunos e colaboradores que desejam desfrutar de uma vida mais saudável e melhor.

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Herbalife

Jordan Rizetto – Vice-presidente de marketing da Herbalife para as Américas Central e do Sul

Indicação: “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu.

Descrição do Executivo: o livro é composto por ensinamentos que abordam aspectos diversos da guerra, como planejamento, táticas, terreno, espionagem, liderança, disciplina, etc.

Motivo: “Algumas das lições que mais me marcaram foram: conheça a si mesmo e ao seu inimigo e você nunca temerá o resultado de cem batalhas; a suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar; o melhor general é aquele que vence sem entrar em combate; a invencibilidade está na defesa, a possibilidade de vitória está no ataque; evite o que é forte, ataque o que é fraco; a oportunidade de uma vitória rápida é criada pelo próprio inimigo; a guerra é baseada no engano; se for capaz de confundir o inimigo, ele perderá a cabeça e será derrotado. Estes são apenas alguns exemplos dos ensinamentos que este livro contém e que me ajudaram a desenvolver uma mentalidade estratégica, analítica e pragmática”.

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Pravaler

Carlos Furlan, CEO do Pravaler

Indicação: Sonho grande: Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo.

Descrição do executivo: A obra busca inspirar CEOs a repensarem suas estratégias, buscando sempre a excelência, a inovação e o crescimento sustentável dos seus negócios.

Motivo: “O livro tem uma visão valiosa sobre liderança, inovação e estratégia empresarial. Ao ler sobre a trajetória de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, fica claro que eles revolucionaram o cenário empresarial e ampliaram suas conquistas para além do Brasil. A abordagem de gestão focada em meritocracia, eficiência e cultura corporativa, são aspectos inspiradores para qualquer CEO. Isso é extremamente importante para impulsionar qualquer crescimento e inovação dentro de uma empresa. Uma das principais lições que posso extrair dessa obra é a importância de ter uma visão ambiciosa e grandiosa para o sucesso nos negócios e que, mesmo diante de desafios e obstáculos, é preciso se reinventar e aproveitar as oportunidades que surgirem ao longo do caminho, sempre com muito conhecimento e resiliência”.

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Localiza&Co

Daniel Linhares, diretor executivo de Gente

Livro Indicado: A mentalidade do fundador: A chave para sua empresa enfrentar as crises e continuar vencendo, autores Chris Zook e James Allen.

Motivo: O livro discute como as empresas podem alcançar e manter o crescimento sustentável. Os autores apontam que aquelas que não conseguiram ter sucesso nos negócios, na maioria das vezes, foi por razões internas e crises previsíveis em todas as fases do negócio. A saída para uma gestão eficiente dos desafios é manter a paixão, o comprometimento e a visão que os fundadores têm quando começam suas empresas. Esse espírito é o que impulsiona o crescimento sustentável.

Essa abordagem sobre como as empresas ganham escala e mantêm a atitude de dono presente em cada uma das dimensões do negócio tem muita sinergia com a cultura da Localiza&Co que vem crescendo e garantindo a mentalidade de fundador em cada um dos seus líderes.

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Will Bank

Felipe Félix – CEO

Kellanova (antiga Kellogg)

Alberto Raich – Vice Presidente e Gerente Geral da Kellanova Brasil

Livro indicado: Execução: A disciplina de fazer as coisas – Larry Bossidy, Ram Charan, Charles Burck

Motivo: Ser um líder não se trata apenas de ter ideias geniais ou visões grandiosas; trata-se de arregaçar as mangas e torná-las uma realidade. Li pela primeira vez por indicação do CEO da Kellogg, quando eu ainda era um jovem gerente, ansioso para deixar minha marca no mundo corporativo e teve um impacto profundo em minha jornada de liderança.

O que me chamou a atenção foi sua mensagem clara sobre a importância de priorizar resultados e enfatizar o processo de execução dentro da organização. São lições atemporais sobre responsabilidade, foco e acompanhamento. Para qualquer líder que busque concretizar suas visões e alcançar resultados tangíveis, este livro é uma leitura indispensável.

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Grupo SADA

Daniela Medioli, vice-presidente executiva do Grupo SADA

Livro indicado: Liderando mudanças: transformando empresas com a força das emoções, John Kotter

Motivo:

Vivemos em um mundo de mudanças constantes, assim como os mercados nos quais atuamos. Para me manter atualizada neste cenário de transformações, cultivo sempre o hábito da leitura e acompanho de perto a obra de diversos autores, um deles é John Kotter, professor da Harvard Business School, conhecido internacionalmente como a maior autoridade sobre mudança, negócios e liderança empresarial. Meu livro favorito é “Liderando mudanças: transformando empresas com a força das emoções”, que indico e costumo presentear a amigos e executivos do Grupo SADA.

O autor salienta que trabalho duro, sentido de urgência, bom planejamento e a construção de bases adequadas são essenciais para aumentar as chances de sucesso em um programa de transformação e resiliência organizacional. Para isso, ele propõe um processo de 8 etapas, com base na comunicação, desenvolvimento de uma visão estratégica, empoderamento e estabelecimento de novos métodos na cultura organizacional. Vale a leitura!

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Randstad Brasil

Fabio Battaglia – CEO da Randstad Brasil

Livro indicado: Organizações Infinitas de Cristiano Kruel, Junior Borneli e Piero Franceschi.

Motivo: Em meio a várias mensagens cruciais para a sobrevivência das empresas a longo prazo, destaco a imprescindível necessidade de capacitar os membros da equipe e investir em seu desenvolvimento para erguer organizações resilientes e flexíveis. Líderes que delegam com maestria, fomentam a autonomia e nutrem o crescimento profissional de seus colaboradores não apenas impulsionam a inovação, mas também promovem a agilidade organizacional. Sou grato por ter sido privilegiado ao longo da minha trajetória profissional por contar com diversos líderes que personificam esses princípios, e me empenho em replicar esse modelo com afinco junto às minhas equipes.

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RD Station

Juliano Tubino (CEO da RD Station)

Livro indicado: “Atravessando o Abismo”, de Geoffrey A. Moore

Motivo: É um livro que trata dos desafios e caminhos necessários para levar a inovação e a disrupção para as massas. Mesmo eu tendo lido no final dos anos 1990, ainda o considero muito relevante e prático nos dias atuais. Ele se conecta com conceitos de segmentação, nicho, mercado massivo e ciclos rápidos de inovação, temas cada vez mais relevantes nos dias de hoje. Além disso, tive o prazer de participar de um workshop com o próprio autor.

Livro indicado: Metamanagement: o Sucesso Além do Sucesso”, de Fredy Kofman

Motivo: Esse livro traz um modelo incrível voltado ao gerenciamento de equipes, de empresas e até de você mesmo, de forma pragmática, científica e racional, mesmo tendo como base conceitos básicos de psicologia aplicada a negócios. Seu conteúdo me trouxe frameworks e modelos mentais que ficaram para o resto da vida.

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Roche Farma Brasil

Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil

Livro indicado: Ioga, de Emmanuel Carrère

Motivo: É uma obra que discute questões como meditação, depressão, autoconhecimento, relações humanas e saúde mental. O hábito da leitura sempre esteve presente na minha vida – essencial para aqueles momentos de pausa e alívio da mente. Nos dias de hoje, com a inteligência artificial e a automatização se consolidando de forma tão ágil e significativa, é também uma prática necessária para estimularmos, cada vez mais, o nosso raciocínio crítico. Na Roche, podemos fazer isso de forma coletiva, em nosso clube do livro, ampliando o  olhar sobre diversidade, equidade e inclusão. O primeiro livro eleito pelo clube foi justamente Ioga, de Emmanuel Carrère, uma obra que discute questões como meditação, depressão, autoconhecimento, relações humanas e saúde mental.

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Roche Diagnóstica

Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil

Livro indicado: “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”, do Simon Sinek

Motivo: A obra discute a importância de sempre começar pelo porquê, seja das organizações seja de nós mesmos. Esse livro me inspirou muito como líder e como pessoa. Descobri que, nas organizações, a consequência de começar pelo porquê é que teremos parceiros e clientes mais fidelizados, pessoas mais engajadas e mais clareza no nosso caminho. Mas também é essencial descobrir o porquê em cada um de nós. Por que fazemos aquilo que fazemos? Por que trabalhamos em cuidados e produtos inovadores na área da saúde, por exemplo? Por que levantamos todos os dias? Na vida, há muitas conexões nas escolhas que fazemos. É preciso entender o porquê das organizações e o porquê de cada um de nós e, depois, conectá-los. Quanto mais o nosso porquê individual estiver conectado com o porquê das organizações, haverá muito mais alinhamento e propósito para termos êxito no nosso trabalho e na nossa vida.

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BlaBlaCar

Tatiana Mattos, head da BlaBlaCar no Brasil

Livro indicado:

“Sidarta”, de Hermann Hesse. “Uma obra que me convidou a ouvir a minha alma e ser fiel a ela. Uma lição sobre paciência, autoconfiança e busca de sentido.”

“Pense de novo”, de Adam Grant. “Uma aula sobre como exercitar a abertura da mente, sobre a riqueza da dúvida. Imperdível!”

FANS TOKENS DA VALEON

Os Clubes de Futebol no Brasil e no Mundo estão alinhados fora de campo e estão investindo em inovação e no mercado de criptoativos, mais especificamente as Fans Tokens que são moedas digitais chamadas de CHILIZ(CHZ).

A novidade é atribuir um valor de ativo financeiro a um produto com o qual o fã cria relacionamentos e experiências com o Clube de Futebol e que antes era apenas um serviço sem valor de revenda ou de valorização desse ativo. As Fans Tokens ajudam os clubes a melhorar a parte financeira.

Assim como nenhum elemento do marketing faz nada sozinho, não só em clubes, mas em qualquer empresa, as Fans Tokens também precisam ter a imagem trabalhada para chegar ao consumidor de forma clara, oferecendo algo que seja palatável e legível ao torcedor, ou seja, as pessoas precisam entender do que se trata este ativo digital para poder consumi-lo.

Como toda inovação, as Fans tokens ainda estão numa fase inicial e todos nós estamos aprendendo com elas. Não podemos perder de foco é que a tecnologia não pode ser o fim, a tecnologia é simplesmente o meio e é a chave para o engajamento e temos que compreender que a tecnologia pode gerar lucro, construir operações sustentáveis, proteger a integridade da concorrência, desenvolver multiplataformas e muito mais.

Engajar os fãs não é algo exclusivo do esporte. Pelo contrário, todas as marcas querem encantar seus consumidores e engajá-los das mais variadas formas. Descobrir essas formas é uma das muitas atividades de quem trabalha com comportamento do consumidor.

Em marketing, podemos definir o engajamento do cliente como os comportamentos espontâneos, interativos e cocriativos do consumidor, principalmente em trocas não transacionais entre consumidor e empresa para atingir seus objetivos individuais e sociais.

Em outro contexto, porém, podemos pensar no engajamento como um estado de espírito motivacional relacionado à marca e dependente do contexto de um cliente, caracterizado por níveis específicos de atividade cognitiva, emocional e comportamental nas interações da marca. E, nesse aspecto, surge um fator importante: como os consumidores engajados fornecem referências e recomendações para produtos específicos, o engajamento do cliente é um elemento-chave nas estratégias das empresas para o desenvolvimento de soluções, de novos produtos e retenção de clientes. É aqui que surge a ideia da monetização.

A Startup Valeon cria as FANS TOKENS VALEON para premiar uma enorme comunidade de consumidores que utilizam as redes sociais, que são o nosso público-alvo, que são as pessoas que achamos que podem realmente se beneficiar do nosso produto que é a Plataforma Comercial Marketplace Valeon e muitas vezes não possuem o conhecimento básico de como o nosso produto funciona.

As Fans Tokens são para aqueles que não querem apenas ser espectadores, mas para aqueles que desejam ter um papel mais ativo na comunidade das redes sociais.

A tokenização fornece novas maneiras inspiradoras de classificar valor, criando novos ativos ou reinventado os tradicionais, abrindo portas para melhoria de processos totalmente novos, fluxos de receitas e envolvimento dos clientes com novas oportunidades.

Pensando nisso, a Startup Valeon através do seu Site, aposta na possibilidade de trazer o consumidor que pode estar longe ou não conhece a Valeon para perto da gente e ainda ser nosso colaborador participando ativamente do nosso desenvolvimento, gerando transformações e tendo o direito de fornecer conhecimentos específicos para o desenvolvimento do Site.

Valor do Fan Token Valeon = R$ 1,00

Solicitamos a colaboração dos consumidores do Vale do Aço para as oportunidades de influenciarem em algumas decisões do nosso dia-a-dia e quanto maior o peso de suas opiniões, mais Fan Tokens irá ganhar.

1 – Você pode auxiliar no desenvolvimento do nosso Site Valeon verificando alguma possibilidade de melhoria nele.

Prêmio: 50 Fan Token Valeon

2 – As Empresas, Serviços e Profissionais que desejarem participar aderindo suas Publicidades e Propagandas ao Site Valeon terão descontos.

Prêmio: 30% na mensalidade

3 – Sugestões de Internautas que queiram incluir ÁLBUNS DE MÚSICAS de até 150 MB NA COLEÇÃO DE MÚSICAS do Site Valeon.

Prêmio: 20 Fan Token Valeon

VALIDADE DAS FANS TOKENS VALEON: 06 MÊSES

IPAT/1/01/2024

Envie sua MENSAGEM por e-mail no site da Valeon

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

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By valeon