Rafael Mayrink

Marketing nas Redes Sociais: as estratégias (comprovadas) de como fazer, com Rafael Kiso

NP Digital Brasil

Marketing nas Redes Sociais não é mágica. É lógica!

Os maiores profissionais de Social Media usam a LÓGICA para conseguirem resultados de alto nível, e não a criatividade

O profissional de marketing do futuro não será uma pessoa 100% criativa. Concorda?

Será uma pessoa que entende de métricas, dados e pensamento lógico. E como você pode desenvolver isso?

O que fazer para que sua estratégia de marketing nas redes sociais tenha um resultado BEM MELHOR do que está tendo?

É sobre isso e outros assuntos de Marketing que conversei com o @RafaelKiso, um dos maiores nomes no Brasil sobre redes sociais.

Ele é fundador da @socialmlabs, plataforma líder em gestão de redes sociais no Brasil.

💡O que mais você vai ver neste vídeo:

– Como o Rafael Kiso se tornou um empresário de sucesso;

– Como ele transformou uma fábrica de softwares em uma agência digital de alto nível;

– A história de sucesso por trás da criação da Mlabs e como ela se tornou a plataforma mais utilizada no Brasil;

– As habilidades do novo profissional de marketing;

– As melhores práticas e estratégias das redes sociais.

🔊 Não perca as valiosas lições de Kiso sobre tecnologia, comunicação, e administração de marcas nas redes sociais.

Pensamento lógico e programação: como se relacionam?

Ctrl + Play – Escola de Robótica

O pensamento lógico e o aprimoramento do raciocínio podem acontecer mais facilmente e também mais rapidamente na infância.

Isso porque crianças estão sempre cercadas de novidades, de coisas novas que nunca viram antes, que estimulam esse desenvolvimento.

Porém, você sabia que existem certas atividades – como a programação – que podem auxiliar e ampliar essa desenvoltura? É exatamente sobre isso que vamos focar nesse artigo!

Continue a leitura para saber como a programação ajuda no aprimoramento do pensamento lógico, e também quais os benefícios desse aprendizado para as crianças!

Mas afinal, o que é pensamento lógico?

Antes de nos aprofundarmos em como a programação é importante para o desenvolvimento do pensamento lógico, vamos entender qual é a definição desse termo.

O pensamento lógico é uma habilidade cognitiva que envolve a capacidade de raciocinar de forma coerente, consistente e sequencial, seguindo princípios lógicos e regras predefinidas.

Ou seja, é a capacidade de organizar informações, fazer conexões, identificar padrões e inferir conclusões baseadas em evidências lógicas.

Para mais informações, leia também o nosso artigo complementar sobre pensamento computacional!

Sendo assim, o pensamento lógico permite:

•             analisar situações

•             resolver problemas

•             tomar decisões fundamentadas

•             e seguir argumentos válidos.

Além disso, ao desenvolver esse pensamento é importante para várias áreas, como matemática, ciência, filosofia, programação de computadores e resolução de problemas do dia a dia.

Visto que ele ajuda as crianças desde cedo a desenvolverem habilidades de análise crítica, tomada de decisão, resolução de problemas complexos e compreensão de conceitos abstratos.

E como a programação auxilia no desenvolvimento do pensamento lógico?

Primeiramente, é importante saber que a lógica é muito presente dentro do ambiente tecnológico.

Afinal, todo código que um desenvolvedor escreve é baseado na lógica de programação. Que é basicamente um conjunto organizacional que segue uma sequência de comando para trazer uma solução.

Quer saber mais sobre esse assunto? Clique aqui que temos um artigo completo sobre lógica de programação!

Sendo assim, desde o início do aprendizado de computação, as crianças desenvolvem o pensamento lógico em um ambiente prático e de forma interativa.

Para exemplificar bem, trouxemos alguns conceitos que são ensinados no curso de programação e que ajudam muito no desenvolvimento dessa habilidade. Vamos conferir?

Pensamento algorítmico e Sequenciamento

Ao programar, é necessário criar algoritmos, ou seja, sequências lógicas de instruções para solucionar problemas.

Leia mais sobre o que são algoritmos clicando aqui!

Nesse processo, as crianças estimulam a capacidade de dividir problemas complexos em etapas menores e mais gerenciáveis.

Assim desenvolvendo habilidades de planejamento e organização lógica.

Resolução de problemas

Sob o mesmo ponto de vista, e em conjunto, com o tópico anterior, a programação envolve a identificação e solução de problemas por meio da aplicação de lógica e raciocínio.

Dessa forma, ao enfrentar desafios de programação, as crianças são incentivadas a utilizar o pensamento lógico para analisar os problemas, identificar os elementos relevantes e então encontrar ou pensar em soluções eficazes.

Depuração

Durante o processo de escrever e criar um código de programação, erros e bugs são super comuns.

Portanto, encontrar uma solução para esses problemas exige do desenvolvedor um pensamento lógico sistemático, para que seja possível identificar e corrigir as falhas.

Sendo assim, todo esse processo desenvolve a habilidade de depuração de código e o raciocínio lógico para analisar e corrigir erros.

Pensamento Abstrato

Até agora citamos e focamos no termo pensamento lógico, porém a programação também lida com vários conceitos abstratos, como variáveis, loops e condicionais.

Ao trabalhar com esses conceitos, a criança trabalha a capacidade de compreender e manipular abstrações, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento abstrato e da habilidade de generalização.

Dessa forma, com o tempo, os pequenos conseguem pensar e imaginar conceitos além da realidade, para então estabelecer hipóteses, comprová-las e solucionar assim o problema que enfrenta.

Agora que você sabe como a programação se relaciona com o desenvolvimento do pensamento lógico, que tal garantir que o seu filho trabalhe essa habilidade?

Marketplaces em alta: o sucesso no mercado

Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Certas estratégias são cruciais para alavancar as vendas e isso começa com o primeiro contato

Marketplaces são uma tendência no e-commerce. Isso porque, os benefícios existem tanto para quem tem seu próprio ambiente, quanto para os sellers, os quais vendem nas plataformas de outros empreendedores. Entretanto, apesar dessa alta, é fundamental as organizações se prepararem da melhor forma para receberem seus grupos alvo, independentemente da época do ano. Isso inclui uma elaboração iniciada pelo atendimento.

O que são marketplaces e qual a sua realidade no mercado?

Esse conceito se remete a uma noção mais coletiva de vendas on-line. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus artigos, dando ao cliente um leque de opções. Desse jeito, trata-se de uma rede cujos vendedores podem fazer suas ofertas dentro da mesma página. Ou seja, é como um shopping center virtual cujos visitantes têm acesso a vários estabelecimentos. Sites como Mercado Livre, Magalu, Americanas, Amazon e a Valeon são ótimos exemplos, inclusive, de acordo com o último relatório Webshoppers, 84% dos empreendedores brasileiros possuem canais ativos em ambientes como esses.

Conforme a ChannelAdvisor, na China, esse tipo de comércio já representa 90% do faturamento do varejo on-line e, nos EUA, 33%. Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o crescimento do setor em 2021 foi de 19%.

Principalmente em temporadas de forte atividade, como o Natal, Dia dos Namorados, das Mães e dos Pais, as movimentações tendem a ser significativas. O Dia do Consumidor, por exemplo, em 2022, chegou a um faturamento de R$ 722 milhões, com elevação de 22% em comparação a 2021, de acordo com dados da Neotrust. Contudo, para, de fato, chamar a atenção dos fregueses, apenas preços atrativos e propagandas não são o suficiente, é preciso oferecer uma experiência completa. “Para deixar uma marca positiva é necessário garantir um primeiro contato excelente, indo até o pós-venda. Os responsáveis por esse tipo de negócio tendem a pensar só no produto final entregue, mas toda interação importa”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Um destaque em meio à concorrência é fundamental

Ciente de como apenas qualidade final não é o suficiente, diversos quesitos tendem a ajudar uma empresa a se destacar em meio a tanta concorrência. Logo, diferentes fatores influenciam a posição ocupada nas buscas, seja preço, custo do frete, avaliações, etc. Além disso, é imprescindível identificar como chamar a atenção em detrimento de sellers ocupando o mesmo espaço. Nesse contexto, conhecimento nunca é demais para descobrir como planejar condições visando se sobressair.

Outra questão importante diz respeito aos parceiros mantidos por perto e a estrutura do negócio em geral. Para a quantidade de vendas alcançadas por um programa como esse, investir na atração de indivíduos para promover suas corporações lá dentro, diversificando e ampliando o portfólio torna tudo mais robusto. Além disso, deve haver uma atenção especial à otimização das operações.

Todavia, de nada adianta tomar cuidado com tudo isso e não promover uma boa gestão operacional. Dentre diversos benefícios, a transformação de um e-commerce em um marketplace proporciona ganho de escala das demandas. A partir desse ponto é crucial redobrar a cautela com estratégias adotadas no local omnichannel. Uma administração eficiente é o meio para a criação de modelos de vivência da persona para ela ter uma boa prática nessa aquisição. “Hoje em dia, uma pessoa transita por diferentes pontos de contato. É relevante, então, conseguir alcançar o preciso da melhor forma e naquele momento, assim, há grandes chances de fidelizar”, comenta o especialista.

Dicas para se sair bem no mercado

Antes de tudo é sempre interessante se colocar no lugar dos frequentadores, pois, somente conhecendo bem eles é viável proporcionar oportunidades e elementos favoráveis. Em circunstâncias assim, um bom levantamento de dados para analisar as dores e as necessidades é uma excelente alternativa, tendo em vista como, por meio dessas informações, é fácil identificar qual a busca e como agradar.

No entanto, o ditado é real e, de fato, a primeira impressão fica. Logo, a assistência inicial desse sujeito deve ser levada em consideração de forma primordial. Como anda o seu atendimento? Quais as abordagens utilizadas para lidar com esses interessados? Independentemente de qual seja, a Startup Valeon consegue auxiliar, incrementar e melhorar qualquer estratégia de forma inovadora.

A tecnologia de robôs tem sido cada vez mais utilizada em diversas esferas do cotidiano da população. No geral, essa indústria está em crescimento, de acordo com a VDMA (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), as vendas do setor aumentaram em 13% em 2022. Nos primeiros quatro meses, os pedidos recebidos foram elevados em 38%, também em relação ao ano anterior, na Alemanha.

Em todo o mundo, já existem mais de três milhões deles operando em fábricas e pelo menos US$ 13,2 bilhões foram gastos nos últimos anos em novas instalações utilizando esse tipo de modernização. Pelo menos 76% desses investimentos foram feitos por cinco países: China, Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e Alemanha. As indústrias automotiva, elétrica, eletrônica e metálica se destacam nesse uso em seus parques industriais. Porém, no caso do apoio ao consumidor esse artifício também não poderia ficar de fora. Com a Startup Valeon isso é possível para todos os âmbitos. “Nós enxergamos essa assistência como parte do processo de conquista e a colocamos como um pilar principal para os nossos usuários.

Dessa maneira, a firma oferece serviços baseados na aprimoração desse suporte para as companhias parceiras, seja com os tão comentados robôs, responsáveis por atender chamadas e responder mensagens automaticamente, ou com outras ferramentas. Ao todo, há uma flexibilidade sem igual para atender a todo tipo de instituição, com humanos, chat, voz, redes sociais e WhatsApp, o propósito é aumentar os resultados e promover atualização constante.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

ÚnicaPropaganda e Moysés Peruhype Carlech

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Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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By valeon