Áurea Carolina (PSOL) e Marcelo de Souza e Silva (Patriota) devem ser confirmados por seus partidos
Áurea Carolina será lançada pelo PSOL nesta segunda
Marcelo de Souza e Silva deve ser o candidato do Patriota
Logo no primeiro dia do prazo definido pela Justiça Eleitoral para a realização de convenções partidárias para a definição de candidaturas, ao menos três partidos vão se reunir em Belo Horizonte nesta segunda-feira (31). E pelo menos dois deles devem lançar candidatos à prefeitura da capital: PSOL e Patriota.
O primeiro nome na corrida eleitoral deve sair da convenção do Patriota, que se reúne às 14h, e adotará um sistema misto, com parte dos trabalhos acontecendo virtualmente e outra parte se dando presencialmente. A legenda deve anunciar o nome de Marcelo de Souza e Silva como candidato à sucessão do prefeito Alexandre Kalil. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nunca admitiu oficialmente a pré-candidatura e, durante a pandemia, travou uma batalha com o prefeito acerca das regras de isolamento na capital.
O segundo nome sairá do encontro do PSOL, às 19h, que se dará inicialmente de maneira virtual e depois em uma reunião fechada. A legenda deve referendar o nome da deputada federal e exvereadora Áurea Carolina para disputar as eleições de 2020 em Belo Horizonte. Havia uma expectativa de que outros partidos da esquerda se unissem à candidatura do PSOL mas, ao menos por enquanto, PT e PCdoB, que fazem suas reuniões na reta final do prazo, insistem em lançar candidatos.
Antes do encontro do PSOL, também haverá uma reunião, virtual, de integrantes do PTB. A legenda não deve apresentar um nome à prefeitura e a expectativa é de que acabe dando apoio ao deputado estadual João Vítor Xavier (Cidadania).
Regras
As convenções partidárias podem ser feitas até o dia 16 de setembro e a possibilidade de os encontros serem virtuais é uma inovação para este ano, por conta da pandemia. Após as convenções, os partidos precisam registrar os nomes de seus eventuais candidatos no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
Os partidos vão registrar as decisões tomadas na reunião em ata digitada no sistema de candidaturas da Justiça Eleitoral que, segundo o TRE-MG, funcionará como “livro-ata” da convenção virtual, registrando-se diretamente no sistema as informações relativas à ata e à lista dos presentes. A íntegra da ata deve ser enviada ao TRE, também, por meio virtual, até o dia seguinte da convenção.
O prazo de registro de candidaturas, porém, é mais longo, e vence apenas no dia 26 de setembro. No entanto, o TRE-MG alerta que o volume de acessos na reta final do prazo, quando muitos partidos acabam fazendo os registros, acaba deixando o sistema mais lento. Por isso, a Justiça Eleitoral recomenda que as siglas não deixem essa formalização para a última hora.
Neste ano a Justiça Eleitoral usa pela primeira vez o processo judicial eletrônico (PJe) para todos os procedimentos envolvendo registro de candidaturas e prestações de contas.
mdonixkmf enpuw syangqj wctp iqncuoyrscxkxqx