O Fim das Empresas Feudais chegou!

Nos últimos 200 anos, a maioria das empresas utiliza o mesmo modelo de gestão, baseado basicamente em comando e controle.

A realidade atual já mostrou que este modelo feudal de gestão não traz mais resultados e ainda gera uma série de problemas e limitações de crescimento para o seu negócio e prejuízos a suas equipes.

Mas como se livrar disso? Existe outro modelo diferente e mais eficaz no mercado?

O ‘feudalismo’ nas empresas

JOSÉ ROBERTO FERRO – VISÃO

Não, não estamos falando do feudalismo, o sistema econômico, social e político que prevaleceu na Europa a partir do século IV, após a decadência do Império Romano e do crescimento das invasões bárbaras.
Estamos falando da gestão moderna em muitas empresas atuais, nas quais, ainda hoje, há diversos resquícios e semelhanças com esse sistema antiquado, ultrapassado e superado.
Certa vez, estive em uma grande empresa preparando, com uma equipe de trabalho, uma apresentação para a direção. Durante a apresentação, fiquei surpreso ao notar que a mesma havia sido totalmente modificada e que alterara completamente o diagnóstico e as sugestões apresentadas. Ao final, procurei a pessoa que fizera a apresentação que me disse ter sido chamada no final da tarde do dia anterior por um dos vice-presidentes e feito as modificações. Perguntei por que isso acontecera e ela me disse simplesmente que o referido vice-presidente não queria que certos fatos de sua área viessem à tona, pois ele estava em “guerra” com outro VP. Enfim, a apresentação foi muito vazia e as sugestões dadas apenas solicitavam recursos adicionais, tirando, assim, todo o propósito do trabalho que fazíamos.

Esse tipo de comparação pode parecer exagerado ou inadequado. Mas notamos a existência de “feudos” em muitas empresas líderes e o predomínio de um sistema de gestão autocrático e territorialista em que as pessoas procuram proteger seu território de inimigos, ao mesmo tempo em que se estimulam e constroem-se relações servis com o “senhor feudal” empresarial moderno. Assim, a semelhança é muito maior do que se poderia imaginar.

No feudalismo, os senhores feudais eram donos do seu território, concedidos pelos reis, e administravam de forma autocrática. A economia era baseada na agricultura de subsistência e no trabalho servil. Embora os camponeses não fossem propriamente escravos, as possibilidades de ascensão social eram limitadas. As relações de trabalho eram servis, de obediência. Havia claros e rígidos estamentos sociais. Simplificadamente, tínhamos os senhores, o clero e os servos.

E de modo semelhante, dentro de muitas empresas, os feudos, quer sejam diretorias, gerências ou áreas funcionais, o responsável se comporta de modo parecido ao do antigo senhor feudal, julgando-se dono de seu território e esperando de seus colaboradores tenham uma atitude servil.

Essa situação pode ocorrer tanto no topo da organização, onde jogos de poder ainda prevalecem muito, mas também podem existir em todas as áreas da empresa.

Esse tipo de situação traz muitos problemas para as organizações. Esses feudos, mini-impérios ou silos tornam difíceis os esforços necessários para a gestão dos fluxos horizontais na organização, em que os processos fundamentais que agregam valor ao cliente e os processos suporte passam por cima dessas barreiras e fronteiras construídas artificialmente.

A visão feudal faz com que as pessoas olhem apenas para cima, esperando a ordem ou definição do senhor feudal, e para baixo, retransmitindo ordens, e mais importante, valores, comportamentos e atitudes. São incapazes de olhar para os lados onde fluem os processos mais significativos para os clientes, os processos horizontais.

Florescem exemplos de diretorias e diretores que mal se conversam ou, pior ainda, parecem estar mais empenhados muitas vezes em destruir ou conquistar novos territórios para garantir a sobrevivência e o crescimento do seu feudo do que trabalhar para garantir a sustentação e perenidade da empresa.

Os feudos podem ser técnico-funcionais, como TI ou Vendas, com barreiras de linguagem, discursos herméticos e particulares etc. Não há transparência, a comunicação não flui, as decisões são enviesadas pela luta entre os senhores feudais e, com isso, pode se prejudicar o desempenho.

O servo não se sentia estimulado a aumentar a produção com melhorias, uma vez que tudo que produzia de excedente era tomado pelo senhor. Por isso, o desenvolvimento técnico foi pequeno, limitando os aumentos de produtividade.
A “empresa feudal” também não estimula a participação das pessoas, as ideias divergentes e a variedade de opiniões. Respeitar as visões diferentes, estimular a diversidade de opiniões, permitir as iniciativas são outros elementos fundamentais que poderão ajudar as empresas a saírem desse atraso gerencial.

Os indicadores de desempenho tendem a ficar dentro dos feudos que tendem a procurar maximizar seus próprios resultados e a não enxergar o desempenho geral. E muitas vezes, também buscam aumentar os recursos de que dispõe.

Há, várias alternativas para superar o “feudalismo” nas empresas com a rotação de trabalho e posições em todos os níveis, a gestão via processos em que pessoas assumem as responsabilidades por fluxos horizontais. E uma gestão mais visual e transparente.

O sistema feudal estagnou, não gerou riquezas, ruiu e foi substituído por um sistema mais dinâmico e capaz de gerar permanentes e contínuos ganhos de produtividade, mais dinâmico e inovador: o capitalismo, que embora tenha os seus próprios problemas, foi capaz de promover uma maior geração de riqueza.
Se resquícios desse sistema primitivo de gestão não forem eliminados nas empresas, elas sofrerão as mesmas dificuldades e perecerão. Serão substituídas por novas empresas mais inovadoras e que operam com base em novos princípios e valores.

A Startup Valeon sendo uma empresa moderna, criada para enfrentar o mundo digital tem várias alternativas para superar o “feudalismo” nas empresas com a rotação de trabalho e posições em todos os níveis, a gestão via processos em que pessoas assumem as responsabilidades por fluxos horizontais e uma gestão mais visual e transparente, onde todos possam verificar as suas métricas nas nossas publicações.

O QUE OFERECEMOS E VANTANGENS COMPETITIVAS

  • Fazemos anúncios de publicidade para vários tipos de Empresas, Serviços e para Profissionais Liberais;
  • Temos excelente custo x benefício;
  • Nossos sites: (https://valedoacoonline.com.br/ e https://valeonnoticias.com.br/) têm grande penetração no mercado consumidor com um bom marketing fit que satisfaz esse mercado;
  • A nossa Plataforma Comercial Valeon permite total flexibilidade de anúncios, promoções e de produtos, além de oferecer serviços de divulgação de Ofertas de Supermercados e de Veículos;
  • Os resultados são mensurados através de métricas diária/mensal;
  • O seu negócio estará disponível para milhares de Internautas através de uma vitrine aberta na principal avenida do mundo, 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • A sua empresa fica visível para milhares de pessoas que nem sabiam que ela existe;
  • Somos altamente comprometidos com os nossos clientes no atendimento de suas demandas e prazos e inteiramente engajados para aumentar as suas vendas.

Prezado Cliente-Parceiro, enquanto fazíamos os devidos ajustes na nossa Startup Valeon, fizemos a divulgação gratuita do seu negócio por mais de um ano e outros um pouco menos e esperamos que a nossa iniciativa tenha agradado a essa empresa no tocante à divulgação do seu negócio em toda a região do Vale do Aço e com isso tenham realizado boas vendas.  Sendo assim, propomos a continuidade dos nossos serviços com uma pequena contribuição mensal, com valores que temos a certeza que lhes agradarão, para permitir também a continuidade do nosso trabalho e a nossa sobrevivência e solicitamos, por favor, que entrem em contato conosco para fazermos as tratativas que são muito simples e sem burocracia. Aproveitamos também, para solicitarmos a sua impressão sobre os nossos trabalhos, suas críticas e sugestões para futuras melhorias.

A introdução da nossa Startup nessa grande empresa, vai assegurar modelos de negócios com métodos mais atualizados, inovadores e adaptáveis, características fundamentais em tempos de crise, porque permite que as empresas se reinventem para continuarem as suas operações.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon