Após a divulgação por pesquisadores de Hong Kong do primeiro caso de reinfecção do novo coronavírus comprovado, cientistas norte-americanos divulgaram mais um caso de contágio de duas cepas do vírus por um mesmo indivíduo em Reno, no estado de Nevada (EUA).

Os dados foram publicados na forma de pré-print (ainda sem revisão por pares) e submetidos para publicação na prestigiada revista científica The Lancet na última quinta-feira (27).

No estudo, pesquisadores da Universidade de Nevada, do Instituto de Medicina Personalizada e do Laboratório de Saúde Pública do estado sequenciaram duas amostras distintas, chamadas de A e B, de um mesmo paciente que foi contaminado em dois momentos distintos.

O paciente, um homem de 25 anos, apresentou sintomas gripais – dor de garganta, tosse, dor de cabeça – em 25 de março e foi identificado em uma testagem comunitária feita pelos órgãos de saúde do Condado de Washoe, em 18 de abril. Após a confirmação por meio do exame RT-PCR, o homem foi isolado e relatou não ter mais sintomas em 27 de abril.

Um exame realizado no dia 9 de maio comprovou o fim da infecção. Novamente, no dia 26 de maio, outro exame RT-PCR foi feito para certificar que o vírus não estava mais em seu organismo, cujo resultado foi negativo.

O paciente voltou a apresentar sintomas no dia 31 de maio, quando procurou assistência médica com quadro de febre, diarreia, náusea e tosse. Após uma análise de radiografia do pulmão, o paciente foi liberado para casa. Cinco dias depois, o homem consultou novamente um médico, agora já com quadro de hipóxia, e foi encaminhado para um serviço de urgência.

A segunda infecção, confirmada por outro exame RT-PCR no início de junho, foi bem mais violenta, com hospitalização, necessidade de suporte de oxigênio e danos ao pulmão. O paciente se recuperou em 6 de junho. Nessa mesma data, um exame sorológico confirmou a presença de anticorpos IgM e IgG para o Sars-CoV-2.

Com as duas amostras de swab em mãos, os pesquisadores sequenciaram o material genético do vírus e encontraram diversas diferenças genéticas entre elas. Em uma análise com a sequência do vírus “zero” de Wuhan e amostras do laboratório público de Nevada, os cientistas concluíram que as duas cepas fazem parte de uma mesma linhagem -chamada de 20C.

Os pesquisadores argumentam que embora não seja impossível, a hipótese de o vírus ter permanecido “adormecido” no organismo do homem e sofrido mutações ali é extremamente improvável, pois para isso acontecer a taxa de mutação seria quase quatro vezes maior do que a encontrada do vírus na natureza.

“Ainda, de enorme relevância é a presença de quatro mutações entre as amostras A e B que, para serem mutações de um mesmo vírus, seriam um tipo de mutação (chamado reversão) ligado ao genótipo ancestral. As chances de isso ocorrer são tão remotas que chegam a ser inexistentes, e virtualmente asseguram que essas duas infecções foram eventos distintos.”

Como a segunda infecção foi bem mais acentuada do que a primeira, os pesquisadores avaliam que uma exposição inicial ao vírus não leva a uma imunização 100% protetora em toda a população, fato a ser considerado para a produção de vacinas.

Ressaltam, no entanto, que é importante observar que a frequência de reinfecção ainda é muito baixa para afirmar que esse padrão de contaminação será repetido.

Segundo os autores, a segunda infecção ocorreu concomitantemente ao contágio de uma pessoa que mora na mesma casa que o homem e que não há nenhuma informação sobre o paciente tomar remédios imunossupressores ou ser imunodeprimido. A análise do RNA viral do outro morador está em andamento e pode trazer novas informações sobre o caso.

Os autores concluem que as dificuldades de rastreamento e testagem de casos suspeitos podem ainda interferir no diagnóstico e descoberta das reinfecções e que “a falta de sequenciamento genômico dos casos positivos nos Estados Unidos e em todo o mundo limitam a sofisticação da vigilância epidemiológica necessária para encontrar esses casos.”

Loading

By Moysés

20 thoughts on “Pesquisadores reportam novo caso de reinfecção da Covid-19 nos EUA”
  1. Asking questions are in fact fastidious thing if you are not understanding something completely, but this piece of writing provides
    good understanding yet.

  2. My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using Movable-type
    on a variety of websites for about a year and am anxious about
    switching to another platform. I have heard good things about blogengine.net.

    Is there a way I can import all my wordpress posts into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  3. I advise you to continue using WordPress, the most widely used platform in the world. CEO Valeon.

  4. That is a very good tip particularly to those fresh to
    the blogosphere. Simple but very precise info…
    Thanks for sharing this one. A must read article!

    Here is my site Viking XL

  5. Hey there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be okay.

    I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to
    new posts.

  6. Undeniably believe that that you stated. Your favorite justification seemed
    to be on the net the easiest thing to be mindful of.
    I say to you, I certainly get irked even as folks consider concerns that they just
    do not understand about. You managed to hit the nail upon the highest as well as
    defined out the whole thing with no need side effect , people could take a signal.
    Will probably be back to get more. Thank you

  7. My programmer is trying to convince me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the costs.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on several websites for about a year
    and am worried about switching to another platform.
    I have heard very good things about blogengine.net.
    Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?
    Any kind of help would be greatly appreciated!

  8. I advise you to stay in WordPress that the most accessed program in the world and has all the features. CEO Valeon.

  9. Thank you for your words of praise and keep honoring us. CEo Valeon.

  10. I don’t use Twitter, but I use Facebook and Instagran. CEO Valeon.

  11. I was curious if you ever thought of changing the structure
    of your site? Its very well written; I love what youve
    got to say. But maybe you could a little more in the
    way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 images.
    Maybe you could space it out better?

  12. Very grateful for your observations, but when the text requires I put more pictures to illustrate what was written.

  13. If you are going for finest contents like me, only go to see this site everyday as it presents feature contents, thanks

  14. I like looking through an article that will make men and women think.
    Also, thank you for allowing me to comment!

  15. Thank you for sharing your info. I truly appreciate your efforts and I am waiting for your next post thank you once again.

Comments are closed.