Você sabe qual a melhor estratégia para preparar sua empresa para o Agora?

A pandemia ensinou duas verdades às empresas:

  • Ficar parado não é uma opção;
  • Continuar com Estratégias Obsoletas também não.

O cenário agora é outro. Planos de 12 meses não fazem mais sentido.

Chegou a hora de fortalecer seus pontos fracos e transformar seus pontos fortes em um novo plano de ataque.

Estratégia de crescimento de uma empresa: confira 7 dicas para o seu negócio

JÚLIO PAULILLO

No mundo dos negócios, crescer é sinônimo de inovar. As empresas que querem se manter e se destacar no mercado precisam estar sempre buscando por inovações que as diferenciem da concorrência.

Mas só isso não basta. É necessário também que se elabore a estratégia de crescimento de uma empresa.

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Trata-se de um conjunto de ações estrategicamente pensadas com o objetivo de promover o progresso do empreendimento e melhorar a gestão da empresa.

Além disso, esse planejamento serve para dar direcionamento ao negócio e deixá-lo preparado para enfrentar possíveis adversidades e desafios.

Se o objetivo é alcançar um crescimento escalável e significativo, é preciso definir qual caminho seguir através de metas de curto, médio e longo prazo.

Por isso, saiba que fazer uma empresa crescer é um processo que leva tempo e exige dedicação, calma e paciência.

Mas fique tranquilo. Separamos aqui 7 dicas de estratégia de crescimento de uma empresa que podem ser muito úteis para aqueles que pretendem elevar o patamar de seus negócios.

Preparado?

7 dicas de estratégia de crescimento de uma empresa

1 – Encontre o seu diferencial

O que a sua empresa tem e as outras não têm? Qual o seu diferencial?

Para que a empresa cresça, é interessante oferecer algo diferente, que te faça sobressair entre as concorrentes. Pode ser: atendimento, produtos e serviços exclusivos, status, tecnologia superior etc.

A Startup Valeon, um marketplace que tem na sua Plataforma Comercial e no seu DNA o propósito de suprir a Região do Vale do Aço com serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes sendo uma referência no ramo de prestação de serviços de Tecnologia da Informação.

Encontrar um diferencial é primeiro passo estratégico para as empresas que querem expandir os negócios.

Diferenciais da Valeon

  • Eficiência: A Valeon inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
  • Acessibilidade: A Valeon foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
  • Abrangência: A Valeon atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
  • Comprometimento: A Valeon é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro região do Vale do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

Entenda as necessidades de seus clientes e ofereça a melhor solução para elas.

2 – Conheça o seu público

Quem a sua empresa quer atingir?

Conhecer o público-alvo do negócio é compreender os hábitos e as demandas de consumo de seus clientes. A partir disso, será possível desenvolver maneiras de suprir as necessidades deles e oferecer aquilo que eles procuram.

Uma empresa que almeja crescer só poderá fazer isso se puder contar com seus clientes, tendo em vista que eles são os principais agentes que fazem o negócio existir.

3 – Não tenha medo da concorrência

Quem quer crescer não pode se deixar intimidar pela concorrência.

É preciso saber quem são seus concorrentes e procurar ser melhor que eles. Agregue valor ao seu negócio, descubra os pontos fracos da concorrência e construa a sua vantagem competitiva.

Para isso, use a análise das 5 forças competitivas de Porter:

  1. Rivalidade existente entre os concorrentes
  2. Poder de negociação dos fornecedores
  3. Poder de negociação dos clientes
  4. Ameaça gerada pela entrada de novos concorrentes
  5. Ameaça gerada por possíveis novos produtos ou serviços.

4 – Priorize a satisfação do cliente

Sem clientes, não há negócio. São eles que proporcionam renda e lucro aos negócios.

Por isso, durante o processo de expansão dos negócios, o foco deverá sempre ser a satisfação dos clientes: daqueles que consomem os produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Essa dica de estratégia de crescimento de uma empresa é bastante pertinente. Isso porque é comum que as empresas negligenciem a qualidade dos seus produtos quando decidem expandir.

Crescer a qualquer custo não é indicado, pois a relação com o público-alvo pode ser comprometida se a qualidade se perder no meio do caminho.

5 – Invista em alianças comerciais

Investir em alianças comerciais pode ser uma maneira de impulsionar o crescimento dos negócios. Uma parceria bem executada é capaz de aumentar significativamente as vendas de produtos e serviços.

Aliar-se a outras empresas ajudará o seu negócio a ampliar o campo de atuação e a conquistar mais clientes.

Um parceiro pode ser um investidor, um fabricante, um fornecedor, um divulgador ou alguém que venda os seus produtos e serviços em troca de comissão, por exemplo.

6 – Valorize seus funcionários

A busca por crescimento é uma jornada que não se faz sozinho. Os funcionários da empresa precisam sentir-se motivados pelo líder a trabalhar e a contribuir para a evolução dos negócios.

Por isso, é interessante criar mecanismos que os façam acreditar que o trabalho deles tem fundamental valor para a empresa, dando um significado maior para tudo que fazem.

Campanhas de bonificação e premiação pelo bom desempenho, por exemplo, costumam funcionar muito bem, além de transparência e reconhecimento para que todos saibam como seu esforço individual contribui para o crescimento da empresa.

gestão a vista, por exemplo, em que os funcionários sabem em tempo real como está o desempenho da empresa por meio de dashboards instalados no ambiente de trabalho, pode ser uma excelente forma de manter todos motivados e engajados.

7 – Equilibre as finanças da sua empresa

Para crescer, é preciso investir. Uma empresa que se encontra no vermelho terá dificuldades de expansão.

Por isso, é fundamental fazer os devidos ajustes entre as despesas e as receitas. Mantenha-se atento aos prazos de pagamentos e recebimentos.

Faça um fluxo de caixa e o utilize como base para todas as tomadas de decisão. Controle também o seu capital de giro, pois ele é fundamental para a saúde financeira da empresa.

Com esse diagnóstico, será possível identificar gargalos, desperdícios e falhas processuais. Assim, fica mais fácil propor ações estratégicas de crescimento.

Estas estratégia de crescimento de uma empresa ficaram claras para você? Então, agora é só colocar a mão na massa, evitar erros que possam atrapalhar seu crescimento e traçar seus planos para alcançar bons resultados.

Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.

VOCÊ CONHECE A VALEON

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A Valeon possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A Valeon já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A Valeon além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a Valeon é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

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