Simone Demolinari 

“Sou casado, feliz e não tenho interesse em trair minha esposa. Alias, nunca traí. Mas fico me insinuando para as mulheres como se eu fosse solteiro. Tento conquistá-las. Sinto uma vontade incontrolável de conquistar outra mulher, mas quando ela topa eu não tenho coragem de realizar a traição. Já me dei mal várias vezes pois pessoas já mostraram prints meus para minha esposa. Sou mau caráter ? Sou um galinha? Por que eu me prejudico tanto?”

O vício em seduzir é popularmente conhecido como síndrome de Don Juan. Trata-se de uma necessidade permanente em seduzir outras pessoas. O objetivo é o desafio da conquista , como se fosse um jogo. 

O nome Don Juanismo tem a ver com o famoso personagem Don Juan, que, segundo a lenda, era um jovem conquistador, impiedoso e cruel que buscava apenas a conquista e o sexo, abandonando as mulheres logo após atingir seu objetivo. Portanto, é chamado de Don Juan aquele que faz de tudo para conquistar e, tão logo consegue, perde o interesse. 


Mas, apesar de o nome da síndrome ser baseado em um personagem homem, ela pode ocorrer em ambos os sexos. 

Há uma forte ligação entre a necessidade de seduzir com a baixa autoestima. Além disso, há um notório medo de ser traído

Podemos dividir os indivíduos que sofrem dessa síndrome em duas categorias: os que consumam a conquista e os que não consumam. A primeira categoria, após conquistar o objeto de desejo, inicia um breve romance, geralmente de grande intensidade, afinal de contas deposita-se muito investimento naquela conquista. Mas, com a mesma velocidade que começa, termina, pois o conquistador vai, aos poucos, perdendo o interesse. A pessoa conquistada, já apaixonada, fica sem entender o motivo do afastamento, do desinteresse e, por fim, do sumiço do então apaixonado. Muitos nem voltam para terminar, muito menos para contar o que aconteceu. Estão já preocupados com a nova conquista.

Já a segunda categoria é a dos que não consumam a conquista, seduzem, paqueram, investem, mas até garantir o interesse da outra parte. Uma vez certificado disso, perdem o interesse. É uma espécie de aferição do seu prestígio. 

Para ambos os casos, quanto mais “difícil” ou “proibido” for a conquista, mais instigante ela se tornará.

A pergunta que fica é: por que isso acontece?

Há uma forte ligação entre a necessidade de seduzir com a baixa autoestima. Além disso, há um notório medo de ser traído, por isso, num ato inconsciente, o sedutor se mantém aquecido na prática, pois no menor risco de traição, ele não deixa barato. 

O Dom Juanita é um sofredor ao mesmo tempo que também faz o outro sofrer. Sofre pelo vazio emocional que sente, pela baixa autoestima e o constante medo da traição (mesmo que tenha parceiros confiáveis. O problema está nele, e não do outro). E faz sofrer, pois não se preocupa com o sentimento alheio, tratando o outro como objeto para satisfazer as suas necessidades que, após satisfeitas, o descarta sem o menor pudor. Uma lástima! 

Loading

By valeon

7 thoughts on “Vício em seduzir”
  1. These are genuinely impressive ideas in about blogging.
    You have touched some nice factors here. Any way keep up wrinting.

  2. Good info. Lucky me I discovered your site by accident (stumbleupon).

    I’ve book-marked it for later!

  3. Hey there! I realize this is somewhat off-topic but I needed to ask.
    Does running a well-established website like yours take a massive amount work?
    I’m brand new to running a blog however I do write in my journal everyday.
    I’d like to start a blog so I can easily share my own experience and feelings online.
    Please let me know if you have any kind of ideas or tips for new aspiring blog
    owners. Appreciate it!

  4. We stumbled over here different web address and thought I may as well
    check things out. I like what I see so i am just following you.
    Look forward to looking at your web page yet again.

  5. of course like your website however you have to check the spelling on quite a few of your posts.
    Several of them are rife with spelling problems and
    I in finding it very troublesome to tell the truth
    however I’ll certainly come again again.

Comments are closed.