Inteligência Artificial: o que é, como funciona e exemplos

FIA

Por muito tempo, pensou-se que a inteligência artificial (IA) era um mito, um produto da ficção científica que nunca se tornaria realidade.

A ideia era de que máquinas jamais poderiam ter características que lembrassem a inteligência, uma qualidade exclusivamente humana.

Entendia-se como duas coisas distintas o cérebro humano – analítico, criativo e emocional – e os equipamentos desenvolvidos por ele.

As primeiras revoluções industriais criaram equipamentos que substituíam a mão de obra braçal, realizando com maior eficiência e menor custo o trabalho de muitos homens.

Análise de Big Data via Machine Learning e Inteligência Artificial

Aprenda os conceitos sobre Big Data e Machine Learning e como gerar informações adequadas de forma rápida e inteligente de Bases de Dados extremamente grandes

Inscrições abertas!

Hoje, muita coisa mudou e já se sabe que o potencial das máquinas é bem maior. E, em vários casos, elas já estão sendo empregadas em tarefas antes vistas como “intelectuais”.

Isso quer dizer que esses dispositivos possuem um intelecto? Não exatamente, pois, apesar de a comparação ser válida, a “inteligência” das máquinas é bem diferente da nossa.

Seja como for, o importante é que, atualmente, todo mundo já reconhece que a inteligência artificial é uma realidade.

O que deve ser feito é ampliar o entendimento de seus mecanismos e a compreensão quanto às possibilidades que ela proporciona.

É um desafio sobretudo para empresários e gestores, que estão sempre em busca de maior produtividade em todos os setores.

Neste artigo, vamos falar sobre o conceito e explicar como funciona a inteligência artificial.

Você também vai conhecer exemplos e  conhecer formas e modelos para fazer, dela, uma oportunidade.

Confira os tópicos que iremos abordar a partir de agora:

  • O que é Inteligência Artificial?
  • Como funciona a Inteligência Artificial?
  • Breve histórico da Inteligência Artificial no Mundo
  • Diferentes tipos de tecnologias e abordagens da Inteligência Artificial
  • Exemplos de aplicação da Inteligência Artificial
  • O que é Big Data?
  • O que é Análise Preditiva?
  • O que é Internet das Coisas?
  • Mitos e Verdades sobre Inteligência Artificial
  • Vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial
  • Inteligência Artificial nas empresas.

Boa leitura!

Inteligência Artificial o que éA Inteligência Artificial é uma realidade e sua presença cresce a cada instante

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência artificial é a capacidade de dispositivos eletrônicos de funcionar de uma maneira que lembra o pensamento humano.

Isso implica em perceber variáveis, tomar decisões e resolver problemas. Enfim, operar em uma lógica que remete ao raciocínio.

“Artificial”, segundo o dicionário Michaelis, é algo que foi “produzido por arte ou indústria do homem e não por causas naturais”.

Já inteligência é a “faculdade de entender, pensar, raciocinar e interpretar”. Ou o “conjunto de funções mentais que facilitam o entendimento das coisas e dos fatos”.

No mesmo dicionário, há duas definições da Psicologia para a palavra “inteligência”:

  •  
  • Habilidade de aproveitar a eficácia de uma situação e utilizá-la na prática de outra atividade
  • Capacidade de resolver situações novas com rapidez e êxito, adaptando-se a elas por meio do conhecimento adquirido.

Mesmo essas duas últimas definições fazem sentido quando falamos em inteligência artificial, com a vertente chamada de machine learning (aprendizado de máquina).

Enfim, a inteligência artificial é desenvolvida para que os dispositivos criados pelo homem possam desempenhar determinadas funções sem a interferência humana.

E quais são essas funções? A cada dia que passa, a resposta a essa pergunta é maior. Tentaremos responder mais adiante, dando exemplos de aplicações da inteligência artificial.

Como funciona a Inteligência Artificial?

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes em hardware e software, certo? Mas você sabe o que esses termos significam?

Enquanto o hardware é a parte física de uma máquina, o software é a parte lógica – ou o “cérebro”. Onde você diria, portanto, que está a inteligência artificial? No software, é claro.

Por isso, se você quiser saber como um carro pode andar sozinho, por exemplo, esqueça o hardware, pois o segredo está no programa que orienta seus movimentos.

Portanto, não é possível explicar como funciona a inteligência artificial sem falar na ciência da computação.

Essa ciência estuda técnicas e métodos de processamento de dados, sendo o desenvolvimento de algoritmos uma questão central nela.

Os algoritmos são uma sequência de instruções que orientam o funcionamento de um software – que, por sua vez, pode resultar em movimentos de um hardware.

E a inteligência artificial, onde entra nisso? Na sua origem, o algoritmo é muito simples, como em uma receita de bolo.

Hoje, a lógica dos algoritmos é usada para criar regras extremamente complexas, para que possam resolver problemas sozinhos.

Mesmo quando há dois ou mais caminhos a seguir em uma tarefa. Para isso, é necessário combinar algoritmos com dados.

Voltando ao exemplo do bolo, uma pessoa o retira do forno quando observa que ele está pronto ou fazendo o teste do garfo.

Uma máquina de fazer bolos com inteligência artificial poderia ter algum tipo de sensor que identificasse a textura do bolo.

O algoritmo trabalharia com duas hipóteses e uma resposta para cada uma:

1. Se a textura ainda não for a ideal, o bolo segue no forno.
2. Quando o bolo estiver pronto, é retirado e o forno desligado.

Claro que esse é um exemplo muito primário diante das possibilidades.

Há máquinas que realizam tarefas muitas vezes mais complexas, resolvendo problemas com milhares de variáveis, em vez de apenas uma.

Mas elas vão sempre funcionar dessa maneira: a partir de uma programação prévia, um código que considera essas variáveis, processa os dados e determina o que fazer em cada situação.

Inteligência Artificial históricoA Inteligência Artificial não é algo que surgiu nos últimos anos

Breve histórico da Inteligência Artificial no Mundo

No dia 11 de maio de 1997, o russo Garry Kasparov, então campeão mundial, foi derrotado em uma partida de
xadrez pelo computador Deep Blue, produzido pela IBM.

O mesmo Kasparov já havia derrotado, sete anos antes, o Deep Thought, antecessor do Deep Blue.

Por trás do computador, havia um programa que funcionava tal e qual explicamos antes: um algoritmo determina, a partir dos movimentos do adversário, qual peça mover.

Embora a derrota do enxadrista russo seja um dos grandes marcos midiáticos da inteligência artificial – quando o mundo passou a levar a ideia a sério -, ela já era pensada e usada há muito tempo.

No RenascimentoDescartes trazia a nova concepção do homem, considerando-o uma máquina que pensa:
como se os músculos fossem o hardware e o cérebro o software.

Essa ideia abriu o caminho para ser considerada a mesma lógica em equipamentos produzidos pelo homem.

No século 20, o britânico Alan Turing conduziu experimentos que revolucionariam o mundo.

Em 1940, o matemático desenvolveu uma máquina que permitia a quebra de códigos secretos nazistas, gerados por outra máquina, patenteada por Arthur Scherbius e conhecida como Enigma, durante a Segunda Guerra Mundial.

Dez anos depois, apresentou ao mundo o Teste de Turing, também conhecido como Jogo da Imitação, criado para verificar se o computador é capaz de imitar o pensamento humano.

Mas seu grande trabalho foi a Máquina de Turing, que guardava informações em uma fita, de acordo com uma série de regras – os algoritmos de que falávamos antes.

Por essas e outras, Turing é considerado o pai da computação. Seus feitos foram a base de tudo o que possibilitou a inteligência artificial entrar em nossas vidas nas décadas seguintes.

A partir daí, o desenvolvimento da IA passou a avançar junto com a evolução dos computadores.

Inteligência Artificial diferentes tiposA Inteligência Artificial pode se dividir em duas abordagens: IA simbólica e IA conexionista

Diferentes tipos de tecnologias e abordagens da Inteligência Artificial

Cada pesquisador da inteligência artificial tem sua própria forma de entender os desafios e oportunidades da área.

Mas, geralmente, eles se dividem em duas abordagens distintas: IA simbólica e IA conexionista.

Na inteligência artificial simbólica, os mecanismos efetuam transformações utilizando símbolos, letras, números ou palavras.

Simulam, portanto, o raciocínio lógico por trás das linguagens com as quais os seres humanos se comunicam uns com os outros.

Já a abordagem da IA conexionista se inspira no funcionamento de nossos neurônios. Simulando, portanto, os mecanismos do cérebro humano.

Um exemplo de tecnologia da abordagem conexionista é o deep learning, a capacidade que uma máquina tem de adquirir aprendizado profundo, imitando a rede neural do cérebro.

Alguns ainda falam em uma terceira abordagem, da IA evolucionária, que utiliza algoritmos inspirados na evolução natural.

Ou seja, a simulação de conceitos como ambiente, fenótipo, genótipo, perpetuação, seleção e morte em ambientes artificiais.

Você viu no tópico anterior um passo a passo para definir o objetivo profissional.

Mas há alguns truques que aproximam você da construção ideal.

Como você sabe, é através do currículo que as empresas conseguem selecionar os profissionais com perfis mais condizentes com as vagas ofertadas.

Por isso, o candidato precisa preencher o documento de uma forma que agrade os recrutadores e que o coloque em vantagem frente os concorrentes.

A primeira coisa que as empresas valorizam no currículo dos candidatos é a certeza do que procuram para a sua carreira. E isso fica exposto no tópico do objetivo profissional.

Ou seja, essa parte é fundamental na hora de os recrutadores escolherem quais profissionais irão para a próxima fase do processo seletivo.

As empresas esperam que o candidato especifique as suas expectativas na profissão e também na organização para a qual está enviando o currículo.

Apesar de o espaço parecer pequeno, é preciso ser transparente e mostrar aonde quer chegar.

Com um objetivo bem definido, o seu currículo será bem avaliado pelos profissionais de RH da empresa da qual pretende fazer parte.

O próximo passo, então, é fugir dos erros comuns, que vamos relacionar a seguir. Cada pesquisador da inteligência artificial tem sua própria forma de entender os desafios e oportunidades da área.

Mas, geralmente, eles se dividem em duas abordagens distintas: IA simbólica e IA conexionista.

Na inteligência artificial simbólica, os mecanismos efetuam transformações utilizando símbolos, letras, números ou palavras.

Simulam, portanto, o raciocínio lógico por trás das linguagens com as quais os seres humanos se comunicam uns com os outros.

Já a abordagem da IA conexionista se inspira no funcionamento de nossos neurônios. Simulando, portanto, os mecanismos do cérebro humano.

Um exemplo de tecnologia da abordagem conexionista é o deep learning, a capacidade que uma máquina tem de adquirir aprendizado profundo, imitando a rede neural do cérebro.

Alguns ainda falam em uma terceira abordagem, da IA evolucionária, que utiliza algoritmos inspirados na evolução natural.

Ou seja, a simulação de conceitos como ambiente, fenótipo, genótipo, perpetuação, seleção e morte em ambientes artificiais.

Já há vários exemplos de aplicações da Inteligência Artificial

Exemplos de aplicação da Inteligência Artificial

A inteligência artificial não é mais coisa do futuro. Ela já é aplicada em vários segmentos da economia.

Veja algumas aplicações práticas da IA:

Indústria

A automação é uma tônica da indústria há muitas décadas. E as máquinas não param de ficar mais inteligentes.

Com a IA, há equipamentos que fabricam e conferem os produtos sem precisarem ser operados por um humano.

Isso é só o começo, pois estão sendo desenvolvidas máquinas que também criam e executam novos projetos por conta própria, ou seja, fazem um trabalho criativo e não têm limitações para seu uso.

GPS

As rotas sugeridas pelo aplicativo Waze podem até parecer furada às vezes, mas as pessoas continuam utilizando porque, geralmente, ele aponta o melhor caminho.

Isso acontece porque o programa usa a inteligência artificial para interpretar dados fornecidos automaticamente por outros usuários sobre o tráfego nas vias.

Carros autônomos

Uber, Google e Tesla são algumas das empresas que desenvolvem carros autônomos, que não precisam de motorista para guiá-los.

A inovação é possível graças a uma combinação de várias tecnologias e sensores que fornecem dados para os algoritmos orientarem o movimento dos automóveis.

Atendimento ao usuário

Chatbots e sistemas com processamento de linguagem natural estão ficando cada vez mais inteligentes para substituir atendentes humanos e estarem à disposição de usuários com dúvidas 24 horas por dia.

Varejo online

Algoritmos de lojas virtuais reconhecem padrões de compras de usuários para apresentar a eles ofertas de acordo com suas preferências. A Amazon criou, neste formato, a Amazon Go, loja de varejo que não conta com estoquista e check-out, por exemplo.

Jornalismo

Com acesso a bases de dados, há programas capazes de escrever matérias jornalísticas informativas de um jeito que torna difícil para o leitor distingui-las de textos escritos por humanos.

Bancos

Instituições financeiras utilizam algoritmos para analisar dados do mercado, gerenciar finanças e se relacionar com seus clientes.

Direito

Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos contarão com robôs para realizar, de forma mais rápida, precisa, direta e acessível do ponto de vista econômico, boa parte do que um advogado faz hoje.

O que é big data?

Big data é o termo usado para se referir à nossa realidade tecnológica atual, em que uma imensa quantidade de dados é produzida e armazenada diariamente.

A partir dessa abundância de informação, há sistemas criados para organizar, analisar e interpretar (ou seja, processar) os dados, que são gerados por múltiplas fontes.

Lembra quando falamos que os algoritmos da inteligência artificial precisavam de determinadas informações para a tomada de decisão? Pois essas informações estão justamente no big data.

Por exemplo, quando você acessa a página de um produto em uma loja virtual, os dados sobre o seu acesso (quanto tempo permaneceu na página, por onde a acessou, qual foi sua próxima ação, etc.) ficam armazenados.

Essas informações podem motivar um algoritmo a orientar a exibição, no site, de ofertas de produtos mais adequados à sua consulta e  relacionados com aquele que você visualizou.

Inteligência Artificial análise preditivaA análise preditiva é fundamental para, por exemplo, identificar tendências

O que é análise preditiva?

Análise preditiva é a capacidade de identificar a probabilidade de resultados futuros com base em dados, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning.

A partir do big data, portanto, há programas capazes de fazer esse tipo de análise, identificando tendências, prevendo comportamentos e ajudando a entender melhor as necessidades atuais e futuras dos clientes.

E, claro, qualificar a tomada de decisão em máquinas, equipamentos e softwares diversos, levando a inteligência artificial a um novo patamar.

Inteligência Artificial internet das coisasO avanço das tecnologias permitiu o surgimento da Internet das Coisas (IoT)

O que é Internet das Coisas?

Não faz muito tempo que a única maneira que tínhamos para experimentar a magia dos algoritmos da ciência da computação e a internet era operando um computador.

Hoje, não. Há uma série de hardwares que funcionam conectados à internet. A smart TV que permite acessar o Netflix, por exemplo.

Ou um relógio de corrida que mede seus batimentos cardíacos e envia esses dados para um aplicativo.

Isso é Internet das Coisas (IoT): a conexão entre aparelhos físicos e a rede mundial de computadores.

Boa parte desses aparelhos usa, mesmo que em pequena escala, a inteligência artificial. O Netflix, por exemplo, sugere filmes e séries ao usuário com base no que ele assistiu anteriormente.

Mitos e Verdades sobre Inteligência Artificial

O futuro e as possibilidades de avanços da inteligência artificial ainda não são totalmente conhecidos.

O fato da maioria da população não acompanhar as novidades teóricas e práticas da tecnologia faz surgir muitos mitos a respeito da IA.

Conheça alguns dos principais:

Máquinas vão se voltar contra humanos

Stephen Hawking (falecido em março de 2018) e Elon Musk estão entre os pessimistas que já se manifestaram publicamente sobre os perigos da inteligência artificial se voltar contra nós.

Essa não é uma possibilidade impossível de acontecer, mas a maioria dos especialistas acredita que será fácil criar soluções para minimizar o perigo ou remediar uma situação negativa.

IA funciona como nosso cérebro

Embora exista uma abordagem da IA que busque replicar o funcionamento de nossos neurônios, o cérebro humano ainda é muito mais complexo do que uma máquina.

IA vai extinguir todos os empregos

É fato que vários postos de trabalho vão deixar de existir, mas sempre haverá a possibilidade de uma atuação mais estratégica.

Inteligência Artificial vantagensComo tudo na vida, a Inteligência Artificial traz vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial

A grande vantagem da inteligência artificial é que ela permite realizar tarefas com muito mais rapidez, e com um grau de acerto milhares de vezes maior que o humano.

Há atividades que nem seriam possíveis sem ela. Sem a máquina de Alan Turing na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, demoraria-se anos para decodificar as mensagens dos nazistas.

Para as empresas, a vantagem da maior eficiência e produtividade é muito evidente. Mas há vários campos em que a IA beneficia a todos.

O desenvolvimento dos carros autônomos, por exemplo, não tem unicamente a função de nos permitir maior conforto.

A ideia é que eles reduzam o número de acidentes no trânsito, supondo que o computador não cometerá os mesmos erros ao volante que uma pessoa comete.

Quanto às desvantagens, uma das mais comentadas é o fato de que ela deve acarretar na perda de milhões de empregos no mundo todo.

Como já destacamos antes, nem todo mundo será substituído por máquinas, mas é fato de que a tendência é diminuir, ano após ano, a necessidade de mão de obra humana em muitas áreas. Por outro lado, novas áreas e atividades necessitarão de novos tipos de profissionais. Ou seja, outras profissões também surgirão.

Ainda, podemos pensar de uma maneira diferente. Será que o fato de as pessoas precisarem trabalhar menos não poderia ser uma coisa boa?

O problema é que haverá um período de transição entre a realidade atual e o mundo em que menos trabalho humano será necessário. Como a sociedade vai lidar com isso?

Inteligência Artificial nas empresasO uso de Inteligência Artificial pode ser fundamental para conquistar vantagens competitivas

Inteligência Artificial nas empresas

Claro que sempre haverá nichos de mercado com consumidores que fazem questão de adquirir produtos e serviços artesanais, feitos com todo o carinho que só um humano pode oferecer.

Mas a inteligência artificial veio para ficar e tomará conta de cada vez mais processos em empresas de todos os setores.

Quem tiver êxito no uso dessa tecnologia poderá produzir mais e diminuir seus custos, ganhando uma vantagem competitiva imensa.

Todo gestor precisa estar atento a essas novidades tecnológicas e planejar o futuro de sua empresa.

Adquirir ou desenvolver tecnologia? Como obter recursos humanos capazes de lidar com a IA? Esses são apenas alguns dos desafios que se apresentam.

Para obter um panorama maior sobre a aplicação desses conceitos no mundo empresarial, inscreva-se no curso de extensão Análise de Big Data via Machine Learning e Inteligência Artificial da FIA (Fundação Instituto de Administração).

São 76 horas de aprendizado intenso sobre esses conceitos, que tornam a tomada de decisões de qualquer profissional muito mais qualificada.

Inteligência Artificial conclusãoA Inteligência Artificial vai possibilitar que profissionais assumam atuações mais estratégicas

Conclusão

Agora que você já conhece melhor o universo da inteligência artificial, enxerga nessa tecnologia uma ameaça ou uma oportunidade?

Caso enxergue uma ameaça, já está em desvantagem frente a outros gestores que já buscam aplicar a inteligência dos algoritmos a seu favor.

O mais inteligente é aceitar que a tecnologia está avançando para a criação de máquinas ainda mais inteligentes.

Com o tempo que será poupado em atividades que não vão mais necessitar do trabalho humano, o caminho fica aberto para atuações mais estratégicas por parte de profissionais de qualquer área.

Então, além de entender pelo menos os preceitos básicos da tecnologia, prepare-se para pensar e agir mais e de forma diferente, de um jeito que máquina nenhuma poderá imitar.

A Startup Valeon usa a sua inteligência e criatividade para suprir as demandas da nossa região do Vale do Aço na divulgação de produtos/serviços oferecendo uma prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso principal produto é a Plataforma Comercial Valeon cujo site é um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas com a aceitação do público consumidor.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon