Equipe EdCorp UOL EdTech

Sabe quando você está fazendo uma entrevista de emprego e o recrutador te pergunta qual é o seu maior defeito? Muita gente responde ser perfeccionista, acreditando que isso vai deixar no recrutador a impressão de que o maior defeito da pessoa é também aquilo que vai garantir a qualidade das entregas dela.

O perfeccionismo, porém, é uma das causas da ansiedade e da paralisia executiva – ou aquela procastinação infinita por medo de falhar. E o impacto que isso causa à produtividade, à jornada de carreira e às relações pode ser o buraco negro que suga a sua energia e te mantém estagnado.

O antológico álbum Ok Computer do Radiohead, lançado em maio de 1997, já falava dos impactos que o ideal de perfeição podem causar na saúde mental das pessoas. Apesar de ter sido gravado numa era pré-boom da internet, o disco aborda temas como inveja, projeção, idealização de sucesso, ansiedade, medo de errar e por aí vai. Ou, se preferir, os sintomas clássicos do perfeccionismo.

O perfeccionista vive cozido em ansiedade, medo de errar e em luta para alcançar metas irreais. A pressão interna se confunde com a pressão externa e cria uma série de consequências desagradáveis: depressão, pensamentos suicídas, sensação de fracasso e constante idealização de um futuro que é sempre inatingível.

A ascensão das redes sociais só fez isso se agravar, porque a persona criada para a presença nas redes sociais esconde as dificuldades, mascara os medos e só dá luz às vitórias. Além de afetar a saúde mental, o uso indiscriminado de redes sociais retroalimenta essa ideia de perfeição inatingível. Afinal, ter o corpo da blogueira fitness do Instagram, a produtividade do CEO de Linkedin, a destreza do Youtuber que te ensina qualquer coisa e o repertório do podcaster não só é impossível como insalubre.

O problema do perfeccionismo não é só a sobrecarga que ele causa, mas a raíz que ele tem. E sim, isso tem a ver com a sua criação. O psicanalista e professor da University of London Josh Cohen defende que o perfeccionismo começa ainda na infância, tanto por reforço positivo quanto reforço negativo dos pais ou tutores. Ele explica que o perfeccionista se apega às críticas que ele sofria sempre que falhava ou às recompensas dadas quando ele acertava e isso faz com que sua vida gire em torno dos sentimentos ligados a essas situações. Falhar gera culpa, medo e repressão, o que faz com que a atenção a detalhes seja muito maior do que a necessária, enquanto que acertar tem uma recompensa que dura pouco.

Embora a atenção a detalhes seja importante para garantir a qualidade das entregas, se apegar apenas aos detalhes faz com que se perca a visão do todo. E não enxergar a big picture, além de impedir o crescimento e a experimentação, atrasa entregas, aumenta as críticas – sejam as autocríticas ou as críticas de outrem – e mantém estagnadas pessoas que, por medo de falhar, evitam o risco.

Nossa diretora de Educação Corporativa, Marisa Nannini, sempre diz que “o ótimo é inimigo do bom”. Além de ser uma lição sobre os atrasos que o perfeccionismo pode causar, essa frase deixa clara a necessidade de movimento e testes que a nova economia exige dos profissionais. Para se destacar na carreira é preciso errar rápido e aprender rápido. E isso não é possível quando se é apegado a detalhes.

Então, na próxima vez que você se perceber apegado a detalhes ou considerar que seu maior defeito é ser perfeccionista, vale parar e refletir sobre qual é a big picture que você está deixando de ver. O exercício é diário e contínuo, mas a prática vai te ajudar a deixar de idealizar que você quer ser e se tornar a melhor versão de quem você é.

Vale a pena ler qualquer semelhança será mera coincidência !!!

Autor desconhecido

Um ladrão entrou no banco gritando para todos:

” Ninguém se mexe, porque o dinheiro não é seu, mas suas vidas pertencem a vocês.”

Todos no banco ficaram em silêncio e lentamente se deitaram no chão.

Isso se chama CONCEITOS PARA MUDAR MENTALIDADES

Mude a maneira convencional de pensar sobre o mundo.

Com isso, uma mulher ao longe gritou: ” MEU AMOR, NÃO SEJA RUIM PARA NÓS, PARA NÃO ASSUSTAR O BEBÊ “, mas o ladrão gritou com ela:

“Por favor, comporte-se, isso é um roubo, não um romance!”

Isso se chama PROFISSIONALISMO

Concentre-se no que você é especializado em fazer.

Enquanto os ladrões escapavam, o ladrão mais jovem (com estudos profissionais de contabilidade) disse ao ladrão mais velho (que tinha acabado de terminar o ensino fundamental):

“Ei cara, vamos contar quanto temos.”

O velho ladrão, obviamente zangado, respondeu:

“Não seja estúpido, é muito dinheiro para contar, vamos esperar a notícia para nos contar quanto o banco perdeu.”

Isso se chama EXPERIÊNCIA

Em muitos casos, a experiência é mais importante do que apenas o papel de uma instituição acadêmica.

Depois que os ladrões foram embora, o supervisor do banco disse ao gerente que a polícia deveria ser chamada imediatamente.

O gerente respondeu:

“Pare, pare, vamos primeiro INCLUIR os 5 milhões que perdemos do desfalque do mês passado e relatar como se os ladrões os tivessem levado também”

O supervisor disse:

“Certo”

Isso se chama GESTÃO ESTRATÉGICA

Aproveite uma situação desfavorável.

No dia seguinte, no noticiário da televisão, foi noticiado que 100 milhões foram roubados do banco, os ladrões só contaram 20 milhões.

Os ladrões, muito zangados, refletiram:

“Arriscamos nossas vidas por míseros 20 milhões, enquanto o gerente do banco roubou 80 milhões em um piscar de olhos.”

Aparentemente, é melhor estudar e conhecer o sistema do que ser um ladrão comum.

Isto é CONHECIMENTO e é tão valioso quanto ouro.

O gerente do banco, feliz e sorridente, ficou satisfeito, pois seus prejuízos foram cobertos pela seguradora no seguro contra roubo.

Isso se chama APROVEITANDO OPORTUNIDADES ..

ISSO É O QUE MUITOS POLÍTICOS FAZEM ESPECIALMENTE NESTA *PANDEMIA, ELES A USAM PARA ROUBAR E RESPONSABILIZAR O VÍRUS.

A startup digital ValeOn daqui do Vale do Aço, tem todas essas qualidades, não me refiro aos ladrões e sim no nosso modo de agir:

Estamos lutando com as empresas para MUDAREM DE MENTALIDADE referente à forma de fazer publicidade à moda antiga, rádio, tv, jornais, etc., quando hoje em dia, todos estão ligados online através dos seus celulares e consultando as mídias sociais a todo momento.

Somos PROFISSIONAIS ao extremo o nosso objetivo é oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes e respeitando a sociedade e o meio ambiente.

Temos EXPERIÊNCIA suficiente para resolver as necessidades dos nossos clientes de forma simples e direta tendo como base a alta tecnologia dos nossos serviços e graças à nossa equipe técnica altamente especializada.

A criação da startup ValeOn adveio de uma situação de GESTÃO ESTRATÉGICA apropriada para atender a todos os nichos de mercado da região e especialmente os pequenos empresários que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.

Temos CONHECIMENTO do que estamos fazendo e viemos com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e estamos desenvolvendo soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.

Dessa forma estamos APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES que o mercado nos oferece onde o seu negócio estará disponível através de uma vitrine aberta na principal avenida do mundo chamada Plataforma Comercial ValeOn 24 horas por dia e 7 dias da semana.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (WP)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon

201 thoughts on “Você é perfeccionista?”
  1. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets
    I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and
    was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I
    truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.

Comments are closed.