Autor: Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria

O desligamento de uma grande corporação pode parecer um fim, mas, para muitos, é o início de uma jornada de autoconhecimento, reinvenção e, eventualmente, de renovação profissional. A transição do ambiente estruturado de uma multinacional para o mercado, seja como consultor independente ou parte de uma empresa de menor escala, traz desafios e oportunidades únicas. Por ter passado por essa experiência, quero convidar você a refletir sobre esse tema.

Quando saí da pequena consultoria em que era sócio e entrei, aos 30 anos, numa multinacional, inicialmente lamentei muito. Mas, na nova empresa, tudo estava pronto. Se precisasse de algo, havia um caminho para solicitá-lo e fóruns de aprovação para validá-lo. A loucura do “tive uma ideia e saí fazendo” não existia.

Para mapear os processos, havia duas analistas no time. Para analisar os dados, mais dois. Precisando fazer a ata e cuidar da agenda, mais uma pessoa. Enfim, cinco pessoas totalmente disponíveis e treinadas nas rotinas da empresa. Todos sabiam o que era a tal reunião de planejamento semanal. Também estavam treinadas nas enfadonhas preparações dos slides para as reuniões de desenvolvimento gerencial mensais. Ninguém precisa ser ensinado sobre as rotinas básicas da empresa. Era como se a capacidade de produzir resultados do Virgilio estivesse em um patamar nunca visto. Foi uma experiência diferente.

A saída da multinacional: enfrentando o vazio

O desligamento de uma multinacional é frequentemente acompanhado por uma sensação de vazio. A segurança da rotina estabelecida, o reconhecimento da marca e o suporte de uma equipe bem afinada são, de repente, substituídos por um silêncio ensurdecedor. É uma fase em que o profissional se confronta com a realidade de sua individualidade, distante das estruturas e hierarquias que antes definiam seu papel e identidade.

Esse despertar foi desconcertante, mesmo para mim, acostumado com a vida de consultor pregressa. A ausência da rede de suporte corporativo e a necessidade de autogestão trazem à tona desafios inesperados. A responsabilidade por tomar decisões que antes eram compartilhadas ou delegadas agora repousava inteiramente sobre meus ombros. A transição exige uma adaptação não apenas profissional, mas também pessoal, em que o autoconhecimento e a autoconfiança são postos à prova.

Ao sair dos escritórios corporativos e voltar para o cenário da sala de casa para empreender, senti a inquietação. Começar aos 25 é visto como vocação e coragem. “Abdicar” da carreira em uma grande empresa, aos 31, é algo como loucura ou fracasso.

A rede de relacionamentos, as informações, o jeito de fazer, enfim, todos os aspectos profissionais estavam ajustados para o gerar desempenho na multinacional. Já as minhas habilidades, que foram fundamentais para construir uma empresa anos atrás, estavam desatualizadas. Bem como meus antigos clientes, que ficaram na outra empresa. Enfim, trabalhar de casa com um rendimento 8 vezes menor do que tinha na grande empresa foi desafiador.

Resetando o mindset

Andrew Grove, em sua obra “Administração de alta performance”, aborda a conceituação de maturidade na tarefa, em que destaca a importância da autonomia e da iniciativa na eficácia profissional. Para o profissional desligado de uma multinacional, esse conceito ganha uma dimensão prática imediata. A necessidade de construir do zero, de estabelecer novos processos e de se adaptar a recursos limitados se torna a nova realidade.

Essa transição é marcada por uma intensa fase de aprendizado e desenvolvimento de habilidades. O profissional deve aprender a ser multifacetado, assumindo responsabilidades que vão desde a concepção estratégica até a execução prática das tarefas. A capacidade de gerir seu próprio tempo, definir prioridades e manter a produtividade em um ambiente menos estruturado se torna crucial.

Além disso, a maturidade na tarefa envolve criar e manter uma rede de contatos e recursos. A solidão do caminho deve ser vista não como um obstáculo, mas como uma oportunidade para construir uma base sólida de contatos profissionais, clientes e colaboradores que compartilham uma visão e valores similares.

A obra de Grove me ajudou a entender o que tinha se passado. E, por meio dos conceitos, ficou clara a necessidade de começar do zero e trabalhar muito para recriar as redes que possuía quando estava na outra empresa. Do site ao relacionamento, comecei a reconstrução.

Do profissional corporativo ao empreendedor de si mesmo

A fase de reinvenção é, talvez, a mais desafiadora e gratificante. O profissional, outrora um emblema de sua multinacional, agora deve criar uma nova identidade. Não era mais o “Virgilio da empresa tal”, mas um indivíduo com seu próprio conjunto de habilidades, experiências e aspirações. Esse processo de redefinição está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento de uma marca pessoal autêntica e ao estabelecimento de uma presença profissional única.

Reaprender a executar tarefas, desenvolver novos processos e adaptar-se a uma dinâmica de trabalho diferente exige flexibilidade e resiliência. O profissional deve se tornar um aprendiz contínuo, aberto a novas experiências e disposto a sair de sua zona de conforto. Capacitação e treinamentos são fundamentais – não apenas para manter a relevância no mercado, mas também para fomentar a inovação e a criatividade.

O processo de luto após deixar uma grande empresa é, em última análise, um processo de redescoberta e crescimento. Embora desafiador, ele oferece uma oportunidade única para o profissional se reconectar com suas verdadeiras paixões, explorar novas possibilidades e, finalmente, encontrar um novo sentido de propósito em sua carreira.

Ao ver a minha empresa alcançando os resultados de hoje, acredito que cada etapa dessa jornada tenha sido uma chance de aprender, de crescer e de se transformar. Ao abraçar a mudança, busquei o autodesenvolvimento e a determinação – não só superando a orfandade corporativa, mas também me redescobrindo como um empreendedor de meu próprio destino, pronto para escrever o próximo capítulo de minha história profissional.

Hoje, se você está passando ou passou por uma situação parecida, não desista. Recorra a todo o apoio que puder e entenda que o processo será angustiante e doloroso. Mas que, com constância de propósito, como diria Deming, você chegará lá. E, quando possível, fuja, ainda que temporariamente, das redes sociais, pois nesses momentos em que estamos frágeis, ver algum colega vendendo sucesso e prosperidade financeira pode não gerar em nós um sentimento muito positivo. Nos questionarmos ainda mais não é algo que precisamos nessa fase.

Virgilio Marques dos Santos é um dos fundadores da FM2S, doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e Master Black Belt pela mesma Universidade. Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da Unicamp, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.

Descubra o Marketplace Valeon do Vale do Aço: Um Hub de Empresas, Notícias e Diversão para Empreendedores

Moysés Peruhype Carlech – ChatGPT

O Vale do Aço é uma região próspera e empreendedora, conhecida por sua indústria siderúrgica e seu ambiente de negócios dinâmico. Agora imagine ter um único local onde você pode encontrar todas as informações e recursos necessários para ter sucesso nesse ambiente competitivo. Bem-vindo ao Marketplace Valeon do Vale do Aço – um hub online que engloba empresas, notícias, diversão e empreendedorismo, oferecendo uma plataforma única para empresários e gerando leads valiosos.

Um ecossistema empresarial abrangente:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço reúne empresas locais de diversos setores em um só lugar. Com uma interface intuitiva, os usuários podem facilmente encontrar e se conectar com fornecedores, parceiros comerciais e clientes potenciais na região. A plataforma oferece uma ampla gama de categorias de negócios, desde indústrias tradicionais até empresas inovadoras, garantindo que todos os empreendedores encontrem as oportunidades certas para expandir seus negócios.

Notícias e insights atualizados:

Além de ser um diretório empresarial, o Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece um fluxo contínuo de notícias e insights relevantes para os empresários da região. Através de parcerias com veículos de comunicação locais e especialistas em negócios, a plataforma mantém os usuários informados sobre as últimas tendências, oportunidades de mercado, mudanças regulatórias e eventos relevantes. Essas informações valiosas ajudam os empresários a tomar decisões informadas e a se manterem à frente da concorrência.

Diversão e engajamento:

Sabemos que a vida empresarial não é só trabalho. O Marketplace Valeon do Vale do Aço também oferece uma seção de entretenimento e lazer, onde os usuários podem descobrir eventos locais, pontos turísticos, restaurantes e muito mais. Essa abordagem holística permite que os empresários equilibrem o trabalho e a diversão, criando uma comunidade unida e fortalecendo os laços na região.

Foco no empreendedorismo:

O Marketplace Valeon do Vale do Aço é uma plataforma que nutre o espírito empreendedor. Além de fornecer informações e recursos valiosos, também oferece orientação e suporte para os empresários que desejam iniciar seus próprios negócios. Com seções dedicadas a tutoriais, estudos de caso inspiradores e conselhos de especialistas, o marketplace incentiva e capacita os empreendedores a alcançarem seus objetivos.

Geração de leads para os empresários:

Uma das maiores vantagens do Marketplace Valeon do Vale do Aço é a capacidade de gerar leads qualificados para os empresários. Com um público-alvo altamente segmentado, a plataforma oferece a oportunidade de se conectar diretamente com potenciais clientes interessados nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas cadastradas. Isso significa que os empresários podem aumentar sua visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar suas vendas de forma eficiente.

Conclusão:

O Vale do Aço é uma região cheia de oportunidades e empreendedorismo, e o Marketplace Valeon do Vale do Aço se torna um recurso indispensável para os empresários locais. Ao oferecer um ecossistema empresarial abrangente, notícias atualizadas, diversão, suporte ao empreendedorismo e a geração de leads qualificados, o Marketplace Valeon se destaca como uma ferramenta poderosa para impulsionar os negócios na região. Não perca a chance de fazer parte dessa comunidade dinâmica e descubra o poder do Marketplace Valeon do Vale do Aço para o seu sucesso empresarial.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 222.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 5.800.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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