Saiba quais são as características de um chefe abusivo, como mudar essa forma de gestão e quais são os impactos de uma liderança tóxica na empresa.

Por Sabrina Bezerra

Se você costuma olhar mais para o erro do que para a solução, se é uma pessoa narcisista, se você se acha mais inteligente do que os seus subordinados, é melhor ficar atento. Você pode ser um líder tóxico. Segundo Tais Targa, psicóloga e especialista em carreira, essas são algumas das características do chefe abusivo. 

“O líder tóxico tem uma exigência levada ao extremo. Para ele, nunca nada está bom o suficiente. Ele sobrecarrega a equipe. Geralmente são pessoas que têm o foco grande no problema, e não na solução”, diz Tais. “Ele se acha mais inteligente, mais produtivo, e é uma pessoa que tem pouco autoconhecimento. Por exemplo, não consegue enxergar o quão arrogante e narcisista é. Ele acha que está fazendo o que deve ser feito e as outras pessoas que são moles. Seu comportamento é abusivo e agressivo”, completa.

O chefe tóxico tem outra característica de gestão: “é autoritário e lidera por meio do medo e da imposição da competitividade destrutiva entre a equipe. Ele faz os funcionários competirem entre si. Não está preocupado se o ambiente de trabalho é bom”, afirma a especialista. Geralmente são pessoas muito inteligentes, mas que tem uma gestão ruim de suas próprias emoções. “Não conseguem se segurar, ou seja, são extremamente impacientes. Às vezes são grosseiras, mas outras não (agem com sutilidade).”

A liderança tóxica pode causar problemas de saúde nos funcionários, como: baixa autoestima, síndrome do impostor (sentimento de ser uma fraude, não enxergam valor no próprio trabalho) e síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional (ansiedade, alteração do apetite, falta de concentração, dor de cabeça frequente, pensamentos negativos) (Foto: PeopleImages via Getty Images)

QUAIS OS IMPACTOS DE UMA LIDERANÇA TÓXICA

De acordo com a especialista, quando se tem uma liderança tóxica, os funcionários tornam-se mais inseguros e com medo. Consequentemente, “eles produzirão menos e, aos poucos, passam a sentir aversão à empresa”, diz ela. 

Além disso, pode causar problemas de saúde nos funcionários, como: baixa autoestima, síndrome do impostor (sentimento de ser uma fraude, não enxergam valor no próprio trabalho) e síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional (ansiedade, alteração do apetite, falta de concentração, dor de cabeça frequente, pensamentos negativos). 

Segundo uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (ISMA-BR), 30% dos brasileiros sofrem da síndrome de burnout. Em 2019, a OMS (Organização Mundial da Saúde) a incluiu na Classificação Internacional de Doenças da OMS, como uma síndrome relacionada ao trabalho. A lista entra em vigor a partir de 2022. 

Outros impactos negativos de uma liderança tóxica são: falta de inovação (por medo de errar, os funcionários não aproveitam a criatividade e fazem sempre as mesmas tarefas) — o que impacta o faturamento da empresa; aumenta a taxa de turnover (rotatividade de funcionários); e o índice de absenteísmo tende a subir.

COMO NÃO SER UM LÍDER TÓXICO

 A primeira questão, segundo Tais, é perceber que existe uma liderança tóxica. Pois, na maioria das vezes, o líder acha que está fazendo o bem para as pessoas. “Para ele, os funcionários que são molengos e precisa de alguém como ele para liderar”, diz ela. Por isso, o primeiro passo é ter autoconhecimento. De acordo com Tais, ao ler esse artigo, faça uma reflexão se você se encaixa na maioria das características. Além disso, peça feedback para a equipe. “Por meio de reuniões individuais ou até mesmo de forma anônima”, diz Tais. 

Se você perceber que tem uma liderança tóxica, é importante procurar a área de recursos humanos da empresa e “processos de coaching e terapia (seja psicológica, alternativa ou espiritual)”. Será preciso entender por que se transformou em um chefe tóxico. E lembre-se: é possível deixar a liderança abusiva para trás. Afinal, “o cérebro aprende através de repetição e a repetição. Então, use consciência para aprender sobre liderança e repita os comportamentos saudáveis de como fazer gestão”, diz a especialista.

TENHO UM CHEFE ABUSIVO. O QUE FAZER?

O primeiro ponto: é importante não julgar, mas sim oferecer ajuda. “Muitas vezes, o líder tóxico também sofre de uma liderança tóxica. Ou seja, são vítimas de vítimas. Ele aprendeu que é dessa maneira que extrai os bons resultados. É importante ter esse olhar sobre o líder: geralmente são pessoas que se encontram em processo de extremo sofrimento”, explica Tais. “Quando a gente acaba entendendo que o outro, na verdade, é mais uma vítima, acaba tendo mais compreensão”, completa. 

No entanto, vale checar se o comportamento do líder é tóxico mesmo, ou se você não está fazendo alguma correlação com o seu passado. “Pode ser uma questão sua, que você esteja vendo com o olhar de dores e traumas que você teve anteriormente”, diz Tais. Por isso, é importante checar a percepção de outras pessoas da equipe para entender se é uma opinião unânime. 

Se realmente for abusivo, “é importante manter o diálogo com essa pessoa. Chamá-la para um feedback e fazer acordos. É importante, aliás, registrar todos os acordos verbais por e-mail. E se o líder for autoritário ou desrespeitoso, não responda. Evite falar em um ambiente que não tenha testemunhas. Se for o caso, procure a ouvidoria da empresa — se não funcionar apenas com a área de recursos humanos. Se ainda assim não tiver resultado, é importante que você trace um plano para se desligar da companhia”, afirma a especialista. 

Outra possibilidade, segundo ela, é reforçar o networking interno. E de repente, mudar de equipe. 

PITCH DA ValeOn

1 – PROBLEMAS QUE A STARTUP ValeOn RESOLVE:

A dinâmica empresarial cria fluxos no qual a população busca por produtos e serviços cada vez mais especializados. Desse modo a dinâmica e a rede comercial gera interferências em todas as cidades aqui do Vale do Aço.

Existem as mudanças de costumes e hábitos inseridos na sociedade que por meio das tecnologias acessíveis e do marketing chegam até aos menores lugares, levando o ideário de consumismo e facilitando que esses locais igualmente tenham oportunidade de acesso aos diversos produtos.

A facilidade no acesso as novas tecnologias, à propaganda e estímulo ao consumismo fazem com que mesmo, com o comércio físico existente nessas cidades, ocorra a difusão das compras por meio da internet.

O setor terciário agrega as atividades que não fazem e nem reestruturaram objetos físicos e que se concretizam no momento em que são realizadas, dividindo-se em categorias (comércio varejista e atacadista, prestação de serviços, atividades de educação, profissionais liberais, sistema financeiro, marketing, etc.)

Queremos destacar a área de marketing que é o nosso negócio que contribui na ampliação do leque de informações através da publicidade e propaganda das Empresas, Serviços e Profissionais da nossa região através do site que é uma Plataforma Comercial da Startup ValeOn.

A Plataforma Comercial da Startup ValeOn é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.

Nosso principal produto é a Plataforma Comercial ValeOn um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.

A Plataforma Comercial ValeOn veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

2 – O QUE FAZ A STARTUP ValeOn

A Statup ValeOn através do seu site que é uma Plataforma Comercial feita para fazer publicidade e propaganda online das Empresas, Serviços e Profissionais Liberais da região do Vale do Aço para as suas 27 (vinte e sete) cidades.

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

3 – VALEON É UM MARKETPLACE – QUE FAZ UM MARKETPLACE?

Marketplace é um site de comércio eletrônico no qual são anunciados produtos das empresas, serviços e profissionais liberais dos parceiros anunciantes.

Um marketplace funciona como um shopping virtual e dessa forma as vantagens desse modelo de negócio atinge todos os envolvidos.

Os consumidores podem comparar os preços, orçamentos e avaliações de vários profissionais nesta vitrine online de conquistar mais clientes.

Marketplace é na realidade uma junção de palavras: Market (mercado em inglês) e Place (lugar em inglês). É basicamente, um lugar onde se faz comércio.

O marketplace remete a um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos dando aos consumidores um leque de opções.

4 –  MERCADO DA STARTUP ValeOn

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O QUE OFERECEMOS E VANTANGENS COMPETITIVAS

  • Fazemos anúncios de publicidade para vários tipos de Empresas, Serviços e para Profissionais Liberais;
  • Temos excelente custo x benefício;
  • Nossos sites: (https://valedoacoonline.com.br/ e https://valeonnoticias.com.br/) têm grande penetração no mercado consumidor com um bom marketing fit que satisfaz esse mercado;
  • A nossa Plataforma Comercial ValeOn permite total flexibilidade de anúncios, promoções e de produtos, além de oferecer serviços de divulgação de Ofertas de Supermercados e de Veículos;
  • Os resultados são mensurados através de métricas diária/mensal;
  • O seu negócio estará disponível para milhares de Internautas através de uma vitrine aberta na principal avenida do mundo, 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • A sua empresa fica visível para milhares de pessoas que nem sabiam que ela existe;
  • Somos altamente comprometidos com os nossos clientes no atendimento de suas demandas e prazos e inteiramente engajados para aumentar as suas vendas.

5 – DIFERENCIAL DA STARTUP ValeOn?

  • Eficiência: A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
  • Acessibilidade: A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
  • Abrangência: A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
  • Comprometimento: A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Vale do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

6 – OBJETIVOS FUTUROS DA STARTUP ValeOn

Vamos tornar a nossa marca ValeOn conhecida em toda a região como uma forma de ser desenvolvedora do comércio da região e também de alavancar as vendas do comércio local.

7 – DESCRIÇÃO DA STARTUP ValeOn

A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.

Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.

Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: Facebook, Instagran, WhatsApp, Google, Linkedin, Rádios locais, Jornais locais e onde for possível fazê-la.

Ao entrar no nosso site você empresário e consumidor terá a oportunidade de verificar que se trata de um projeto de site diferenciado dos demais, pois, “tem tudo no mesmo lugar” e você poderá compartilhar além dos conteúdos das empresas, encontrará também: notícias, músicas e uma compilação excelente das diversas atrações do turismo da região.

8- EQUIPE DA ValeOn

Somos PROFISSIONAIS ao extremo o nosso objetivo é oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes e respeitando a sociedade e o meio ambiente.

Temos EXPERIÊNCIA suficiente para resolver as necessidades dos nossos clientes de forma simples e direta tendo como base a alta tecnologia dos nossos serviços e graças à nossa equipe técnica altamente especializada.

A criação da startup ValeOn adveio de uma situação de GESTÃO ESTRATÉGICA apropriada para atender a todos os nichos de mercado da região e especialmente os pequenos empresários que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.

Temos CONHECIMENTO do que estamos fazendo e viemos com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e estamos desenvolvendo soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.

9 – CONTATOS

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon

2 thoughts on “Como não ser um líder tóxico?”
  1. Hello! I know this is kind of off-topic however I needed to ask.
    Does building a well-established website such as yours take a
    massive amount work? I’m brand new to running a blog however I
    do write in my diary daily. I’d like to start a blog so I can easily share my own experience and thoughts online.

    Please let me know if you have any kind of ideas or tips for new
    aspiring bloggers. Appreciate it!

Comments are closed.